São Paulo, 19 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

16/03/2024

Veículos: alta na produção, vendas e exportações

(17/03/2024) – “Os três dias úteis a menos não foram empecilho para que fevereiro superasse janeiro nos três principais indicadores da indústria automobilística brasileira”, destacou a Anfavea, na nota à imprensa referente ao balanço de fevereiro do setor.

De acordo com a entidade, produção, vendas e exportações cresceram no último mês, “sinalizando um mercado em aquecimento”. A produção de 189,7 mil autoveículos superou em 24,3% o volume de janeiro e em 17,4% o de fevereiro de 2023. O bimestre acumula alta de 8,9% sobre o ano anterior.

“Este é o resultado mais importante para a indústria. Depois de alguns meses de alta consistente do mercado interno, finalmente a produção começa a subir degraus importantes de consolidação”, comemorou o presidente da entidade, Márcio de Lima Leite.

No segmento de pesados, o destaque foi a produção de ônibus, que atingiu 3,9 mil unidades no bimestre, elevação de 88% sobre o mesmo período do ano passado, um patamar superior à média desta categoria de veículos. O potencial de compras em ano de eleições municipais e o recorde na liberação de recursos para o programa Caminho da Escola devem aquecer as vendas e a produção de ônibus neste ano.

Outro destaque em fevereiro foi a média diária de 8,7 mil autoveículos vendidos, a melhor para um mês de fevereiro desde 2020, ainda antes da pandemia. Ela foi 18,2% mais alta que a de janeiro. No total de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, 165,2 mil unidades foram licenciadas, 2,2% a mais que em janeiro e 27,1% acima de fevereiro do ano passado. O acumulado de vendas é 19,8% superior ao dos primeiros dois meses de 2023.

A Anfavea apontou ainda que, embora a exportação acumulada no bimestre, esteja 28% abaixo na comparação com 2023, apresentou crescimento de 62,7% em fevereiro, graças à retomada do ritmo de embarques para a maioria dos parceiros comerciais do Brasil.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.