São Paulo, 16 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

09/03/2024

BYD inicia obras da fábrica de carros elétricos em Camaçari

(10/03/2024) – A montadora chinesa BYD anunciou na última terça-feira, 5, que dará início imediato às obras de readequação do espaço onde instalará a primeira fábrica de carros elétricos do país, em Camaçari, município industrial da Grande Salvador, na Bahia.

O complexo, de 4,6 milhões de m², era antes utilizado pela Ford, que entregou o terreno ao governo baiano no fim do ano passado. A BYD pagou pelo terreno R$ 287,8 milhões. O investimento para a construção do polo industrial é estimado em cerca de R$ 3 bilhões, com a geração de aproximadamente 10 mil empregos.

De acordo com a empresa, na primeira fase de obras serão 26 novas instalações entre galpões de produção, pista de testes e outras estruturas, que vão ocupar uma área de cerca de 1 milhão de m². As antigas instalações do complexo serão destinadas a fornecedores.

A BYD espera colocar em operação a unidade fabril entre o fim de 2024 e o início de 2025, com uma capacidade de produção de quase 150 mil unidades por ano. Serão montados em solo brasileiro o Dolphin Mini – recém-lançado no Brasil –, o Dolphin e o Yuan Plus, além do SUV híbrido Song Plus.

A produção local de peças para a montagem dos carros ficará, inicialmente, em torno de 25%, subindo gradualmente conforme a cadeia de suprimentos seja estabelecida. A estimativa da empresa é de a nacionalização de peças chegar a 60% em 5 anos.

Numa segunda fase, a BYD pretende, com novos investimentos, construir uma segunda fábrica, destinada à montagem local das baterias, além de um terceiro complexo, para caminhões e ônibus.

“Esta fábrica e os nossos projetos futuros vão gerar muitas oportunidades. Não apenas em termos de geração de emprego, mas também no que diz respeito ao desenvolvimento de novas tecnologias e a uma economia mais sustentável”, disse Tyler Li, presidente da BYD do Brasil, durante a cerimônia promovida em conjunto com autoridades do governo da Bahia para o anúncio do começo das obras.

Atualmente, a fabricante é a 10ª no ranking geral de vendas no Brasil, mas é a líder tanto na comercialização de carros elétricos quanto híbridos, hoje todos importados. A fábrica em Camaçari permitirá que seus veículos sejam vendidos a preços mais baratos no país.

 

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.