São Paulo, 21 de junho de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

09/03/2024

Lecar perde disputa por Camaçari, mas diz que não desistirá do Brasil

(10/03/2024) – O fundador da Lecar, montadora nacional de carros elétricos, Flávio Figueiredo Assis, conhecido como o Elon Musk brasileiro, afirmou esta semana que embora a empresa tenha sido preterida pelo governo da Bahia em sua intenção de comprar as instalações da antiga fábrica da Ford, em Camaçari, que acabou ficando mesmo com a chinesa BYD, não pretende desistir do Brasil.

“É mais um triste episódio da falta de apoio ao empreendedorismo brasileiro”, lamentou Assis, citando a rapidez com que o pedido da Lecar foi recusado pelo governo baiano.

De fato, a empresa protocolou no dia 28 de fevereiro seu interesse em comprar a unidade fabril, mas foi surpreendida com sua desclassificação apenas quatro dias depois.

“Esta desclassificação prematura não nos deu sequer a oportunidade de apresentarmos nosso projeto de desenvolvimento para a Bahia”, reclamou.

O empresário disse ainda que não pretende recorrer da decisão, apesar da existência desta possibilidade. Segundo ele, os advogados da empresa alertaram sobre a provável morosidade desta ação, que poderia atrasar e até comprometer os outros projetos da Lecar para o Brasil.

Os planos de Assis são ambiciosos. Conhecido como o Elon Musk brasileiro por também ter vendido uma empresa do setor financeiro para criar sua própria montadora de automóveis, ele está em busca de uma área para a instalação de sua primeira fábrica na região de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, importante polo da indústria metalúrgica e automobilística no Brasil.

Em Camaçari, a companhia planejava instalar uma segunda fábrica, focada em uma versão popular do seu modelo de carro elétrico Lecar Model 459, um coupé com 400 km de autonomia e preço estimado em R$ 279 mil. A versão fabricada em Camaçari custaria cerca de R$ 100 mil e teria 300 km de autonomia.

A Lecar, de qualquer forma, não desistiu de concorrer neste nicho mais popular, e está em busca de um novo endereço para fabricar seu modelo mais barato.

O Lecar 459, veículo 100% elétrico, é inteiramente fruto da engenharia brasileira, com design, motorização e energia totalmente projetados no país para os consumidores brasileiros. O carro deve ser comercializado a partir de dezembro de 2024.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.