São Paulo, 28 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

09/03/2024

Kampmann lança as lâminas patenteadas Thorblade III

(10/03/2024) – A Kampmann do Brasil, de Nova Lima (MG), fabricante de lâminas de serras circulares para o corte de metais, está finalizando os preparativos para o lançamento mundial de sua mais recente inovação: ThorBlade – Versão III.

Trata-se da primeira lâmina de serra circular dotada de pastilhas intercambiáveis, idealizada para cortes tanto de barras maciças como de tubos, trilhos e perfis especiais. Maria Cristina Moreira, engenheira e pesquisadora da Kampmann, explica que a novidade já foi devidamente patenteada nacionalmente e que a está em andamento a patente internacional.

Segundo a pesquisadora, as lâminas atualmente disponibilizadas no mercado são limitadas ao corte de barras maciças. As pastilhas de metal duro são fixadas ao corpo da serra por parafusos de apertos, encaixadas diretamente nos orifícios das mesmas, mantendo-as tensionadas e susceptíveis a quebrar pelos impactos decorrentes do corte interrompido.

Além disso, as lâminas oferecidas mantêm as pastilhas montadas na posição horizontal, em relação aos dentes, impossibilitando a obtenção de passos proporcionais entre eles, de acordo com as espessuras das paredes dos tubos ou perfis a serem cortados.

“Já a tecnologia ThorBlade – Versão III, da Kampmann, apresenta nova e moderna concepção de fixação, não ocorrendo em hipótese alguma o contato do parafuso com a pastilha, conferindo a mesma, a maleabilidade necessária para a absorção de eventuais vibrações decorrentes das operações de cortes interrompidos, podendo inclusive serem utilizadas em máquinas dotadas de tecnologias antigas, cujas estruturas apresentam limitações de estabilidade”, afirma Maria Cristina.

Ela acrescenta ainda que a tecnologia desenvolvida pela Kampmann garante a montagem das pastilhas ao corpo da lâmina de serra, na posição vertical, possibilitando a definição do passo entre dentes, dentro de valores ideais ao enquadramento proporcional às espessuras das paredes dos tubos ou perfis a serem cortados.

O lançamento mundial da ferramenta será realizado durante a Tube & Wire 2024, que ocorrerá entre os dias 15 e 19 de abril de 2024 na Messe Düsseldorf – Alemanha. No evento, o lançamento será realizado pela subsidiaria para negócios internacionais da Kampmann, Ordep Saw Blade.

Maria Cristina informa que a princípio serão oferecidas ao mercado lâminas de serras com a tecnologia ThorBlade – Versão III,com diâmetros compreendidos entre 300 e 2.000 mm, para corte dos mais diferentes tipos de perfis (aços maciços, tubos, trilhos, vigas etc.). A produção se dará por encomenda, com base nas especificações técnicas e de acordo com os equipamentos disponíveis nos clientes.

“Em maio de 2024, apresentaremos a tecnologia ThorBlade – Versão III, no Brasil, durante a quarta edição da FEIMEC, que ocorrerá entre os dias 07 até 11.05, no São Paulo Expo”, conclui.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.