São Paulo, 04 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

03/02/2024

SIATT investirá R$ 3 bilhões no Interior de São Paulo

(04/02/2024) – A SIATT – Sistemas Integrados de Alto Teor Tecnológico, que atua no setor de Defesa, vai investir R$ 3 bilhões para instalar uma nova fábrica, de 7 mil m², próxima à Via Dutra, para a produção de armamentos de alta complexidade. O anúncio acontece após a empresa ter parte de seu capital adquirido pelo Grupo Edge, estatal dos Emirados Árabes, em setembro. Atualmente, a Siatt opera dentro do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos e participa do desenvolvimento de dois mísseis nacionais.

O anúncio do investimento, aliás, foi realizado nos Emirados Árabes, em meados de janeiro, durante visita da diretoria da empresa a Abu Dhabi, acompanhada de uma comitiva representantes do governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São José dos Campos. O objetivo era conhecer a sede do Grupo Edge.

Na avaliação da empresa, o investimento abrirá cerca de 100 novos postos de trabalho, o que praticamente dobrará seu quadro de pessoal. A maioria dos contratados será composta por talentos altamente qualificados e com formação universitária. A ampliação é prevista para ser concluída em dois anos. Estima-se ainda que serão gerados outros 600 empregos indiretos entre prestadores de serviços, empresas parceiras e fornecedores.

O CEO e cofundador da SIATT, Rogerio Salvador, disse que a reestruturação e expansão são passos fundamentais para atender às crescentes demandas e desafios do mercado. “Nossa expansão em São José dos Campos representa um marco significativo em nosso compromisso com o avanço de sistemas de alta tecnologia e armas inteligentes”.

“Com o apoio da Edge, não estamos apenas expandindo nossas capacidades, mas também criando oportunidades de trabalho para talentos locais e impulsionando o crescimento econômico. Esperamos ansiosamente pelas oportunidades que essa expansão nos proporcionará para aprimorar ainda mais nossas ofertas e capacidades, impulsionando a inovação e o crescimento de nossa empresa, da nossa região e do nosso país”, disse Salvador.

Para o executivo, a presença do Edge na SIATT facilitará a abertura de mercados e fornecerá acesso a mais linhas de financiamento para a operação e a garantias bancárias. “O mercado interno brasileiro não é suficiente para manter a indústria mobilizada. Para manter as operações, precisamos contar com encomendas externas, apesar de que antes de tudo precisamos da chancela do operador local, para encomendas que atendam ao próprio país.”

Para Hamad Al Marar, presidente do cluster de Mísseis e Armas do Grupo Edge, a expansão das instalações da SIATT em São José dos Campos é uma prova do papel fundamental da EDGE na promoção do crescimento da empresa brasileira. “Essa transformação não apenas reforça as capacidades da SIATT, mas também serve como um catalisador para o desenvolvimento econômico, que deve gerar muitas centenas de oportunidades de empregos diretos e indiretos. Isso ressalta nosso compromisso inabalável com a inovação tecnológica e a prosperidade dos parceiros e das comunidades com as quais nos envolvemos”, afirmou.

SIATT – Com sede em São José dos Campos (SP), um dos principais polos tecnológicos do Brasil, a SIATT é certificada como EED (Empresa Estratégica de Defesa) pelo Ministério de Defesa do Brasil, e possui um longo histórico de projetos bem-sucedidos em colaboração com a Marinha e o Exército.

A empresa projeta, desenvolve e fabrica Sistemas Integrados de alto valor tecnológico visando atender os mercados nacional e internacional, com desenvolvimento tecnológico agregado de última geração em setores estratégicos.

Recentemente, em novembro de 2023, em consórcio com a BEN (Bureau de Engenharia & Negócios), a SIATT foi selecionada para o fornecimento da primeira Unidade de Vigilância (UV) Costeira do SisGAAz – Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul, projeto criado para monitorar e proteger a “Amazônia Azul”, as águas jurisdicionais do Brasil e áreas internacionais sob sua responsabilidade.

Fundada em 2015, a SIATT tem na sua origem a Mectron, criada em 1991 e uma das principais companhias do setor e do polo tecnológico de São José, vendida para a Odebrecht em 2011. Entre os projetos nos quais a empresa trabalha atualmente estão o míssil naval Mansup (sigla para Míssil Antinavio Nacional de Superfície) e o MSS, utilizado em terra contra veículos blindados. Em 2019, a Siatt firmou contrato com a Marinha do Brasil, para o fornecimento de subsistemas do projeto de míssil Mansup.

A empresa tem fornecido os sistemas de guiagem, navegação, controle e telemetria para o desenvolvimento do Mansup, que é uma espécie de versão nacional do francês Exocet (que ficou conhecido pelo seu uso na Guerra das Malvinas) e do americano Harpoon (que vendo sendo utilizado na guerra entre Ucrânia e Rússia). Com a entrada de capital dos Emirados no projeto, a expectativa é de acontecerem mais encomendas para esse e outros projetos da Siatt, segundo noticiou o jornal O Estado de São Paulo.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.