São Paulo, 27 de fevereiro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

09/12/2023

Horas trabalhadas na indústria não crescem há quatro meses

 

(10/12/2023) – A pesquisa Indicadores Industriais, da CNI – Confederação Nacional da Indústria, aponta que a atividade industrial caiu em outubro na comparação com setembro. As horas trabalhadas na produção industrial, por exemplo, recuaram 0,4% no período, considerando os índices livres de efeitos sazonais. “É o quarto mês consecutivo em que o indicador não cresce”, destaca a entidade, frisando que este é um dos reflexos da falta de política industrial e dos juros altos sobre a indústria.

O emprego industrial variou 0,1% na passagem de setembro para outubro de 2023 e está 0,5% menor do que no mesmo mês do ano anterior. Ao longo do ano, o emprego industrial intercalou avanços e recuos, mas segue positivo no acumulado do ano, com alta de 0,3%.

“O conjunto dos índices nos últimos meses mostram clara perda de dinamismo da atividade e do mercado de trabalho industrial”, avalia o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

A pesquisa mostra que o rendimento médio real nos trabalhadores da indústria recuou 0,4% em outubro de 2023 em relação a setembro. No acumulado do ano até outubro, o avanço é de 2,7%. A massa salarial também teve queda e chegou em outubro 0,3% menor do que em setembro. Embora o indicador tenha recuado em sete meses do ano, o forte crescimento de abril de 2023 garante a alta de 3% no ano.

Faturamento da indústria – O faturamento real da indústria se manteve estável na passagem de setembro para outubro de 2023. “Desde o fim de 2022, o indicador intercala avanços e recuos, sendo as quedas mais intensas, delineando uma leve trajetória de queda. Na comparação com outubro de 2022, houve recuo de 0,8%”, informa a CNI. Na comparação do acumulado no ano até outubro, o índice acumula queda de 1%.

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) da indústria atingiu 78,8% em outubro de 2023, 0,2 ponto percentual a mais do que em setembro. Desde junho, a UCI oscila entre 78,5% e 78,8%. Em relação ao observado em outubro de 2022, o uso do parque industrial teve queda de 1 ponto percentual.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.