(02/11/2008) – A carência de mão-de-obra especializada na área de metal-mecânica tem levado ao surgimento de alternativas ao Senai – que em algumas regiões e áreas não está conseguindo suprir a demanda por formação profissional.
É o caso da Serfec Treinamento e Consultoria, de Santo André (SP), que nasceu no ano passado para atender as necessidades das empresas por formação de pessoal em áreas como usinagem, metrologia, programação e operação de máquinas. “Montamos uma série de cursos, muitos deles equivalentes aos do Senai, e já temos vários clientes, inclusive quatro unidades do Senai, onde atuamos na área de formação continuada”, explica Júnior Augusto Marçal, diretor da Serfec.
Entre os cursos oferecidos pela empresa estão os de leitura e interpretação de desenhos, técnicas de usinagem, programação e operação de CNC, metrologia básica, tecnologia de usinagem por abrasão, trigonometria e matemática aplicada. Os cursos podem ser montados de acordo com a necessidade dos clientes e podem ter de 16 a 140 h/aula. “Alguns cursos têm a mesma carga horária e o mesmo conteúdo programático dos cursos do Senai”, informa Marçal, lembrando que a empresa já conta com um grupo de 15 professores. Atualmente, a estrutura da Serfec é formada por duas salas de treinamento – a maioria dos cursos é in company – , mas está nos planos a construção de uma escola técnica.
Formado pelo Senai em Técnico de Mecânica, Marçal acumula experiência em várias áreas. Iniciou a carreira na Cofap, como programador e operador CNC, onde ficou 10 anos. Em seguida deu início as suas atividades na área de treinamento. Primeiro na Brasmetal (relaminadora de aços), depois na Deb´Maq (da área de máquinas) e na Iscar (ferramentas de corte). Há seis anos atua junto ao Senai.
“Em associação com a Villa Bonani, a Serfec entrou área de implantação ISO, certificação e gestão de pessoas”, informa o diretor, lembrando que esta parceria estará presente na FeiABC, feira que se realiza na próxima semana em São Bernardo do Campo (SP), de 4 a 8 de novembro, no Pavilhão Vera Cruz.