
Itatiba Fábrica
(03/12/2023) – A BorgWarner vai registrar novo recorde na produção de turbocompressores em 2023 no Brasil, com aumento de 18% diante de 2022.
No ano passado, a empresa já havia registrado recorde na fabricação deste componente, hoje um dos mais requisitados nesta área pelo mercado.
Atualmente, 50% dos carros com motor turbo flex vendidos no Brasil são equipados com a tecnologia produzida na unidade brasileira da companhia.
Já a Linha Thermal, que inclui ventiladores e embreagens viscosas, apresentou alta de 48% na venda para o mercado de reposição ao longo do ano.
Esta linha foi bem sucedida inclusive no mercado externo. As vendas para o aftermarket no exterior cresceram 11%.
O ótimo encaminhamento dos negócios convenceu a BorgWarner a ampliar a produção no Brasil.
A companhia deverá incrementar, em 2024, a produção de turbos na instalação de Itatiba (SP), assim como a produção de sistemas de gerenciamento de baterias na unidade de Piracicaba, também em São Paulo.
“O nosso objetivo é transformar o Brasil em um importante polo produtor de equipamentos voltados para a eletromobilidade nas Américas”, afirma Wilson Lentini, diretor geral da BorgWarner Emissions, Thermal and Turbo Systems no Brasil. “Temos expertise comercial e tecnológica para tanto”.
Segundo Lentini, prova disto é que, neste ano, os turbos da marca estiveram presentes em lançamentos importantes do setor.
As novas versões de modelos como Fiat Strada, Volkswagen Polo e Peugeot 208, por exemplo, estão equipadas com os turbos flex B01.
“A tecnologia do nosso turbocompressor não só oferece melhor desempenho ao motor, como também ajuda a reduzir as emissões e o consumo de combustível”, explica o executivo.
PESADOS – Este ano também representou a consolidação das tecnologias desenvolvidas pela BorgWarner no atendimento das exigências do Proconve P8 (Euro 6) de redução das emissões no segmento de pesados.
Os turbocompressores da série B70H com tecnologia ball bearing contam com um sistema de rolamentos nos mancais que permite aumento de eficiência da turbina.
O sistema reduz ainda mais o consumo de combustível e melhora as respostas do motor e o tempo do torque, proporciona também mais agilidade e melhor dirigibilidade.