(19/11/2023) – A Volkswagen do Brasil irá investir R$ 500 milhões na fábrica de São Carlos (SP), responsável pela produção de motores para as marcas do grupo. O objetivo é modernizar a área de usinagem para que a unidade passe a produzir motores híbridos. O investimento será realizado em duas etapas a partir de 2025.
A atualização do parque fabril de São Carlos faz parte do projeto divulgado há duas semanas, quando foi anunciada, pelos sindicatos, a extensão do Acordo Coletivo de Trabalho até 2028. O contrato assinado prevê a realização de novos investimentos nas fábricas brasileiras, incluindo a instalação de uma nova plataforma para a produção de dois veículos híbridos, a partir de 2027, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
De acordo com nota divulgada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, o acordo garante antecipação de investimentos e manutenção dos empregos, previsibilidade para a empresa e também para os trabalhadores.
“Para a planta de São Carlos o investimento negociado para a produção do motor 1.5 híbrido-flex EVO2 e o credenciamento para fabricação de componentes do motor híbrido garantirá o futuro da fábrica, pois o motor EA 211 atual, tem prazo de validade em função das normas de emissão de poluentes”, diz nota do sindicato.
A primeira etapa dos investimentos será a modernização da linha onde hoje são montados os motores aspirados MSI. Na segunda etapa, será realizada a atualização da área de usinagem dos blocos, incluindo equipamentos para o corte dos materiais por meio de plasma.
O motor que será produzido em São Carlos, o 1.5 híbrido-flex EVO2, deverá equipar os novos SUVs compactos que a empresa vai produzir no ABC. Além desses investimentos, a montadora também planeja uma picape inédita na fábrica de São José dos Pinhais (PR) e um novo SUV em São José dos Campos (SP).
Mais de 13 milhões de motores produzidos – Inaugurada em 1996, a fábrica de motores de São Carlos comemorou em 2021 – quando completava 25 anos de atividades – a produção de 12,5 milhões de motores. Lá são produzidos os motores EA111 1.6l e EA211 1.0l MPI, 1.0l TSI, 1.4l TSI e 1.6l MPI.
Desde o início das operações, a unidade passou por diversas etapas de ampliação, tendo sua área construída atual em 87 mil m², um aumento de mais de 200% na comparação com 1996. A área produtiva inclui linhas de usinagem de blocos, cabeçotes e virabrequim, além de linhas de montagem de cabeçotes e motores.
A fábrica de motores de São Carlos conta com 820 trabalhadores e opera em dois turnos de trabalho. Em 2019, foi eleita a unidade de Componentes mais eficiente do Grupo Volkswagen.