(19/11/2023) – A multinacional de origem japonesa Yanmar, especializada na produção de motores a diesel, registrou até o mês de outubro mais de 2 mil unidades comercializadas no mercado brasileiro, o que significa um crescimento de cerca de 8% em relação ao mesmo período do ano passado.
A empresa comercializa motores de diversos tipos para os segmentos mais variados, mas atualmente 60% do volume produzido pela empresa é destinado ao setor agrícola.
Para o coordenador de Vendas de Produtos de Força da Yanmar South America, Gustavo Büll, a visibilidade da empresa na indústria de motores a diesel é histórica, mas a permanência como referência e o seu crescimento, são resultados da entrega de um conjunto de fatores.
“Os nossos motores estão entre os mais eficientes, compactos e leves do mercado”, diz Büll. “Eles contam com um sistema de combustão altamente eficiente, começando por seu processo de filtragem de combustível, de apenas 1 mícron, que retém até 99% de todas as impurezas encontradas no combustível. Isso garante um melhor aproveitamento e aumento da vida útil da bomba injetora e do motor”.
De acordo com o executivo, a bomba injetora exclusiva da Yanmar é outro fator que contribui para o destaque da marca no segmento. Por ser uma bomba mono plunger, ela possui apenas um único elemento interno, que faz a distribuição do combustível no momento exato da queima.
“O recurso reduz desperdícios desnecessários, pois o combustível é injetado na câmara de combustão de forma mais precisa”, explica Büll. “Além disso, a bomba injetora utiliza um sistema de lubrificação que usa o próprio óleo do motor, ao invés do combustível”.
Entre os motores mais demandados pela indústria agrícola, a Yanmar destaca a Série TNV, que se adequa às mais diversas aplicações no campo, atendendo especialmente transportadores agrícolas, tratores arrozeiros e colhedores de café. No setor de energia, também desempenham o papel de atender grupos geradores e torres de iluminação a diesel.
No segmento de construção civil, os motores são encontrados em pavimentadoras e máquinas de pintura de asfalto, empilhadeiras a diesel. Nas miniescavadeiras de até 8 t os motores detêm, por exemplo, cerca de 65% do mercado mundial.