(05/11/2023) – A WEG é uma das empresas parceiras na fabricação dos 50 ônibus elétricos adquiridos recentemente pela Prefeitura de São Paulo. A companhia será a responsável pelo fornecimento do Powertrain, formado por motores e inversores para os sistemas de tração e auxiliar, e pelos packs de baterias de lítio dos novos veículos.
Com versões Básico e Padron, capacidade de 70 e 93 passageiros respectivamente, os novos ônibus elétricos são 100% nacionais, fruto de um consórcio formado pelas empresas Caio, WEG e Eletra. Além do powertrain e bateriais da WEG, os veículos têm carroceria eMillennium da Caio e o sistema de eletrificação e-Bus da Eletra e são montados sobre chassis da Mercedes Benz e Scania, também fabricados no Brasil.
“Estamos muito felizes em fazer parte deste projeto, que une inovação, sustentabilidade, descarbonização e principalmente fortalecimento da cadeia produtiva nacional. Juntos com este grande time de empresas estamos trabalhando não só para reduzir emissões de carbono, mas também para elevar a capacidade tecnológica das nossas industrias e levar o nosso país a um patamar mais competitivo no segmento de mobilidade elétrica”, enfatizou Carlos Bastos Grillo, diretor superintendente da WEG Digital e Sistemas.
Para atender a crescente demanda do mercado de mobilidade elétrica no Brasil, principalmente nos segmentos de ônibus e caminhões, a WEG anunciou em 2022 investimentos de R$ 660 milhões para a construção de uma nova fábrica de motores elétricos de tração e, em 2023, mais R$ 100 milhões para a construção de uma fábrica de packs de baterias.
Segundo a prefeitura de São Paulo, a meta do município é chegar a 20% da frota de ônibus movidos a energia sustentável até o fim de 2024. A frota municipal – que já contava com 201 trólebus e 19 ônibus movidos a bateria – passa a ter 270 veículos elétricos em circulação. “Até 2024 haverá 2.400 ônibus elétricos em circulação. Esses números levarão o Brasil aos primeiros postos do ranking mundial da eletrificação de frotas municipais de ônibus, atrás apenas da China, e à liderança do ranking latino-americano de ônibus movidos a energia limpa”, informou o prefeito Ricardo Nunes.