(15/10/2023) – A Frasle Mobility inaugurou uma linha de produção automatizada para a marca Composs no seu complexo industrial de Caxias do Sul (RS). A linha será voltada principalmente para a fabricação de suportes de para-lamas e lanternas à base de materiais compósitos.
O investimento visa atender a demanda pelos produtos da nova marca por parceiros importantes, como a montadora de veículos comerciais Iveco.
A linha de produção foi estruturada com apoio da Auttom, unidade especializada em automação e robotização da Randoncorp, com soluções que auxiliam na manipulação da matéria-prima e da peça após a conformação.
De acordo com COO da Frasle Mobility, Anderson Pontalti, a operação automatizada garante maior segurança no processo fabril e potencializa os indicadores de produtividade esperados.
“Ela ainda permite que o processo de fabricação seja menos agressivo ao meio ambiente”, diz o executivo. “A geração de resíduos é praticamente nula, já que a matéria-prima excedente é direcionada para a produção, por meio de parceiros, de madeiras biossintéticas”.
Foco da tecnologia da Composs, os compósitos são constituídos a partir da combinação de materiais de diferentes naturezas químicas e diferentes propriedades, resultando em produtos com desempenho geralmente superior.
As primeiras pesquisas do grupo sobre a utilização de materiais compósitos começaram em 2018, por meio de ações em parceria com as equipes do Instituto Hercílio Randon (IHR) e do Centro Tecnológico Randon.
O plano ganhou corpo ao longo de três anos e nos primeiros meses de 2021 teve início a habilitação e estruturação da parte industrial. A marca Composs foi lançada oficialmente na Automec 2023, um dos maiores eventos do setor automotivo da América Latina, promovido em São Paulo em abril.
O produto tem demonstrado ser boa opção aos componentes metálicos especialmente nas aplicações automotivas. A diminuição de peso, que pode superar 60%, tem impacto direto no consumo de combustível e na emissão de gases. Mais leve, o veículo também pode transportar mais carga.
Outras vantagens dos materiais compósitos são o design inteligente, a facilidade de montagem e manuseio e a resistência à corrosão.