São Paulo, 29 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

07/10/2023

As novidades da Haimer na EMO Hannover 2023

(08/10/2023) – Na EMO 2023, em Hannover, o Grupo Haimer apresentou suas mais recentes inovações. Além dos porta-ferramentas, a digitalização e a automação foram o foco central do estande. Novas versões de software para as máquinas de montagem térmica, balanceamento e pré-ajuste da Haimer permitem uma troca de dados suave entre si, com máquinas-ferramenta e automação. O principal destaque do estande era uma célula de automação para preparação de ferramentas, incluindo um sistema de transporte sem operador de/para a máquina de usinagem.

“Apresentamos um conceito global coerente em relação à digitalização e automação do gerenciamento de ferramentas”, disse Andreas Haimer, presidente do grupo. “Isso inclui produtos de fácil implementação e soluções de software plug-and-play e com os quais as empresas podem tornar sua produção mais econômica. A Haimer guiará os clientes passo a passo na digitalização de sua produção e garantirá um processo contínuo. A importância do pré-ajuste de ferramentas aumentará significativamente para muitos clientes”, acrescentou.

Como estreia mundial, o Haimer Hybrid Chuck é uma nova e patenteada tecnologia que combina as vantagens de dois sistemas de fixação – as propriedades de amortecimento de vibrações de um mandril hidráulico com as de um mandril térmico de alta precisão e alto desempenho.

O novo Micro Collet Chuck, também lançado na feira, é adequado para diâmetros de haste a partir de 1 mm e atende à exigência do cliente de máxima precisão de batimento combinada com a manipulação mais simples possível.

Novo software para máquina de montagem térmica, balanceamento e pré-ajuste.  No futuro, todas as máquinas de encaixe, balanceamento e pré-ajuste da Haimer receberão uma nova versão de software que inclui uma interface bidirecional que pode ser conectada ao novo Haimer Tool Room Manager (TRM). Este novo software monitora o status online de todos os dispositivos na sala de pré-ajuste de ferramentas, documenta os processos e monitora a conformidade com as tolerâncias especificadas.

Uma interface OPC-UA opcional, cliente ou interface MQTT Connect padroniza o acesso a máquinas, dispositivos e outros sistemas e permite a troca de dados independente do fabricante.

Na máquina de balanceamento Tool Dynamic, o novo software também abre a porta para a indexação automática. Para isso, uma pequena garra é integrada nos novos modelos, que gira a ferramenta a ser balanceada. O software faz o restante sem intervenção adicional do operador. Para a máquina combinada Tool Dynamic Preset Microset, a função Automatic Drive permite a medição totalmente automática.

Conceito futuro para pré-ajuste de ferramentas – Enquanto todas essas inovações tornam o processo de fabricação mais fácil para cada operador de máquinas e também podem ser usadas por pequenas e médias empresas para aumentar a eficiência, o destaque no estande da Haimer era voltado mais para empresas com o mais alto grau de automação.

Trata-se de Haimer Automation Cube One, que pode encaixar e retirar uma ferramenta em 60 segundos, medi-la e transferir os dados para a máquina e para bancos de dados. O diretor geral: “Aprendemos com nosso projeto-piloto ‘Automation Cube’ nos últimos anos. De acordo com as exigências do cliente, nossa nova célula robótica é construída com a mesma solidez de uma máquina-ferramenta. Para isso, trouxemos diversos parceiros a bordo. A Siemens fornece o mais recente controle CNC Sinumerik One. Sem o apoio completo, rápido e altamente competente da Siemens, não teríamos sido capazes de realizar essa nova máquina em um tempo recorde”, enfatiza Andreas Haimer, lembrando que muitos outros parceiros globais e regionais experientes também trabalharam na realização do projeto.

A nova célula robótica, que lida com a fixação térmica, colocando e tirando ferramentas automaticamente, bem como a medição de conjuntos de ferramentas, é significativamente maior e mais estável. Também em relação à interface do fuso, a nova célula pode gerenciar até três interfaces diferentes simultaneamente, e até onze eixos assumem a manipulação das peças.

Outro destaque é a conexão com máquinas-ferramenta demonstrada na feira, que é tratada por AGVs (Veículos Guiados Automaticamente) da DMG MORI. Eles permitem o fornecimento não tripulado das máquinas em uma sala de produção. “No futuro, esses sistemas assumirão funções centrais na produção automatizada”, afirma, “especialmente em tempos de escassez crescente de mão-de-obra qualificada, isso cria novas oportunidades e possibilidades para as empresas garantirem sempre o fornecimento de ferramentas”.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.