São Paulo, 29 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

23/09/2023

As principais atrações do Congresso de Inovação da Indústria

(24/09/2023) – Organizado pela CNI e pelo Sebrae, o Congresso Internacional de Inovação da Indústria terá números recordes em sua 10ª edição, marcada para os próximos dias 27 e 28, no São Paulo Expo, na capital paulista. Além dos painéis, que terão a participação de 22 palestrantes internacionais e 42 brasileiros, haverá uma ampla área onde serão expostas tecnologias e inovações das empresas patrocinadoras do evento. Também haverá estandes dos organizadores do Congresso e dos correalizadores: Sesi, Senai e IEL.

Com o tema ecoinovação, o Congresso está com uma programação que inclui nomes internacionais de peso, CEOs de muitas das principais indústrias brasileiras e multinacionais, além de representantes do governo. Entre os nomes de destaque estão a italiana Mariana Mazzucato, especialista em financiamento para inovação e professora de economia da Universidade de Sussex, na Inglaterra, além de autora de importantes livros sobre indústria e inovação.

Também confirmou presença a cofundadora do Biomimicry Institute, Janine Benyus, que falará sobre a jornada da ecoinovação nas empresas. Daniel Moczydlower, CEO da Embraer X (que criou o projeto eVTOL, conhecido como carro voador), falará sobre políticas públicas de ecoinovação. Lideranças de grandes indústrias, como André Clark, da Siemens, e Bernardo Gradin, da Granbio, participarão também de painéis do Congresso.

Para Gianna Sagazio, diretora de Inovação da CNI, o congresso é uma oportunidade para empresários, representantes de governos e academia debaterem um tema essencial para o Brasil. “O maior evento de inovação da América Latina reúne especialistas de todo o mundo para discutirem um tema que impulsiona os países para o desenvolvimento e o crescimento. E, com o tema ecoinovação, queremos mostrar também a importância da inovação aliada à agenda de sustentabilidade, um assunto urgente. O Brasil tem condições de abrir muitas oportunidades em ecoinovação com energias renováveis, tais como o hidrogênio verde, e a descarbonização da economia”, diz Gianna.

O Sebrae, que também organiza o evento, levará ao Congresso soluções desenvolvidas por startups e empresas de base tecnológica para setores como construção civil, saúde, indústria têxtil, transporte de carga e passageiros e agricultura. Dessa forma, o espaço do Sebrae demonstrará o protagonismo transformador dos pequenos negócios para a economia verde e oferecerá um ambiente de atração de novas parcerias e investimentos.

Entre as empresas presentes estarão a Quantis, que desenvolveu uma bioimpressora 3D para tecidos humanos, e a Phycolabs, responsável pela criação de uma fibra têxtil a partir de algas marinhas, ambas de São Paulo. Pela região Norte, estarão a Mazodan, do Amapá, para demonstrar um tipo de argamassa sustentável, e a Aeroriver, do Amazonas, com o protótipo de um barco voador, constituído para flutuar acima dos rios da região Amazônica. São pequenos negócios de base tecnológica que passaram por programas do Sebrae, como o Inova Amazônia, voltado à bioeconomia; e o Catalisa ICT, que promove a aproximação entre a pesquisa científica e o mercado.

“Inovação aliada à sustentabilidade é fundamental para a sobrevivência de empresas que enfrentarão um mercado cada vez mais competitivo e de uma sociedade atenta ao impacto dos negócios”, ressalta o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick. “Este Congresso é uma grande oportunidade para que as empresas se inspirem, ganhem conhecimento, troquem experiências”.

Índice Global de Inovação – Uma novidade desta edição do evento será o lançamento mundial do Índice Global de Inovação (IGI). Haverá um debate sobre os desafios para o Brasil e para a ecoinovação. A CNI é parceira de divulgação do IGI – ranking anualmente publicado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI – WIPO, na sigla em inglês), em parceria com o Instituto Portulans. No ano passado, o Brasil ficou no 54º lugar entre 132 países avaliados.

Cases de Sucesso – Os patrocinadores do evento vão levar uma série de cases de sucesso de inovação. A Embraer, por exemplo, vai levar um simulador de voo que estará disponível para os participantes do evento sentirem a emoção de pilotar uma aeronave. A General Motors (GM) apresentará um carro elétrico e a Enel terá em seu estande um equipamento que desenvolveu para o carregamento de veículos elétricos.

Finep – A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) terá um ambiente sensorial voltado para apresentação de projetos que a entidade financia, principalmente por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) – principal fonte de financiamento a CT&I do país.

Embrapii – A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), por sua vez, vai apresentar projetos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O ODS 9 (Indústria, inovação e infraestrutura) é o que mais se destaca, com presença em 32,6% das iniciativas apoiadas. Algumas dessas iniciativas vão estar no espaço da Embrapii, com o detalhamento do case. Em 10 anos, a empresa já apoiou mais de 2 mil projetos, que receberam R$ 3,17 bilhões em investimento. São mais de 1,4 mil empresas apoiadas por uma rede de 96 Unidades Embrapii espalhadas por todo o país, com 10,3 mil pesquisadores.

Natura – A Natura vai expor duas demonstrações de tecnologias inovadoras e sustentáveis por meio das marcas UNA, marca de maquiagem que há mais de 10 anos traz tecnologia e ativos de tratamento para o portfólio, e Ekos, uma rede sustentável de economia de floresta em pé, que prioriza a conservação do meio ambiente e o apoio às populações locais, desenvolvendo produtos a partir da maior sociobiodiversidade do planeta.

Festo – A Festo, empresa de tecnologia de automação, vai apresentar dois projetos biônicos no Congresso de Inovação. Um deles é o AirJelly, objeto voador com atuador peristáltico. Com oito tentáculos adaptativos, os movimentos do AirJelly chegam muito perto do modelo biológico e pesa apenas 1,3 kg. Outro projeto da Festo que estará presente no Congresso será o eMotionButterflies, objetos voadores ultraleves que se comportam coordenada e coletivamente.

BASF – A BASF, empresa fabricante de aditivos para plásticos, vai apresentar em estande no Congresso a tecnologia trinamiX, capaz de identificar com precisão a composição de plásticos em diversos materiais. Por meio de um dispositivo portátil que combina análise de dados com um aplicativo móvel, a tecnologia facilita a triagem de materiais e ajuda a promover uma reciclagem mais efetiva.

ABDI – No estande da ABDI, serão apresentados os principais projetos da Agência, como o Agro 4.0, BIM Brasil, Jornada Digital e o recém-lançado MetaIndústria. Também estará presente no Congresso o Data, robô de estimação independente e interativo da Agência.

Suzano – A Suzano, empresa de papel e celulose, vai disponibilizar os copos que serão utilizados no evento. Eles são feitos a partir de matéria-prima de fonte renovável e 100% produzida no Brasil, e unem inteligência sustentável com tecnologia.

Rockwell – O estande da Rockwell Automation terá um QR Code para os participantes do Congresso acessarem um teste rápido e descobrir sua posição total na jornada de sustentabilidade e o que é preciso ser feito para atingir os objetivos de sustentabilidade.

Klabin – A Klabin, produtora e exportadora de papéis para embalagens, vai expor mobiliário sustentável no evento. Os móveis são feitos de papelão ondulado, a partir de matéria-prima de fontes renováveis.

Para conhecer toda a programação Clique Aqui

10º Congresso Internacional de Inovação da Indústria

Data: 27 e 28 de setembro

Local: no São Paulo Expo,

Clique Aqui para se inscrever. O evento é gratuito.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.