(26/10/2008) – Durante a Techmei 2008 – realizada em outubro em São Paulo – a Diadur apresentou o CNC Diadur 615, fabricado pela Heidenhain. “Trata-se de uma versão compacta especialmente projetada para o mercado brasileiro”, informa Manuel Garcia Kirschnik, gerente Comercial da Diadur, filial brasileira da empresa alemã. “A diferença básica é que a versão “brasileira” pode controlar até 4 eixos e o spindle, enquanto a internacional oferece o controle de mais um eixo, além de alguns recursos de software”.
A Heidenhain buscou simplificar o Diadur 615 e, principalmente, deixá-lo com um preço mais agressivo. O gerente faz questão de frisar, porém, que o CNC mantém a mesma qualidade dos produtos da marca. “Para se ter uma idéia a arquitetura do modelo 615 será a base dos futuros desenvolvimentos da Heidenhain no que se refere a hardware e software”.
Kirschnik lembra que um protótipo do 615 já havia sido mostrado na Feira da Mecânica, em maio, no Anhembi. “Esta é a versão definitiva”, explica, observando que o modelo está tendo boa receptividade no Brasil e a empresa já tem 200 unidades programadas para entrega no início de 2009.
Essa boa receptividade, em sua opinião, se deve a vários fatores, a começar pela qualidade. O gerente observa que o 615 é totalmente digital, traz entrada USB no painel, memória compact flash e ethernet como itens standard. Traz ainda novo conceito de barramento HSCI – patenteado – que resume toda a cablagem a um único cabo que liga um componente a outro do comando.
Orientado ao chão-de-fábrica, o Diadur 615 oferece auxílio gráfico abrangente e diversos ciclos práticos. “A Heidenhain é uma empresa que se especializou no desenvolvimento de comandos para fresadoras e centros de usinagem”, explica o gerente, garantindo que “hoje, a empresa equipa mais de 60% desse tipo de máquina no mercado europeu”.
Kirschnik informa que, no Brasil, o mercado para o 615 é formado basicamente pelas ferramentarias e pelas prestadoras de serviços de reforma e retrofitting de máquinas voltadas para esse setor. Com o novo produto, Kirschnik avalia que a Diadur pode ter em 2009 desempenho ainda melhor que o que vem obtendo em 2008. “Tínhamos o objetivo de crescer 10% este ano, mas estamos com mais de 5 pontos acima da meta prevista”.