(17/09/2023) – A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Ministério de Minas e Energia e a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável já colocaram em operação o primeiro laboratório de hidrogênio verde com total integração fotovoltaica do tipo BIPV (Building-Integrated Photovoltaic System).
Os módulos BIPV foram desenvolvidos, testados e fabricados na unidade da BYD, em Campinas, interior de São Paulo. O objetivo do projeto é de apoiar a expansão do mercado de hidrogênio verde (H2V) no país, assim como o da energia fotovoltaica na construção civil.
O laboratório será responsável principalmente pela produção de energia limpa a partir do hidrogênio verde, que ocorre com a eletrólise da água por meio de fontes renováveis, como a eólica e, sobretudo, a solar, segmento de atuação da BYD Energy no Brasil.
O hidrogênio verde pode ser também utilizado na composição de outros combustíveis, sintetizados a partir dele, que se beneficiam das características da cadeia 100% livre e com menor emissão de CO2.
Já os módulos fotovoltaicos são cada vez mais usados como dispositivos integrados na construção civil, especialmente em coberturas, fachadas, brises e paredes, com diferentes dimensões, geometrias e cores.
A intenção do programa é de que uma das coberturas fotovoltaicas seja, por exemplo, utilizada como elemento sombreador de lajes de edificações, minimizando significativamente os efeitos térmicos.
Estima-se que, com o uso da cobertura, haverá 61% de redução de carga térmica, 71% de economia no sistema de condicionamento de ar e 52% de redução de potência instalada de iluminação.
“A pesquisa em BIPV é estratégica e fundamental para o desenvolvimento urbano de maneira sustentável”, diz Rodrigo Garcia, gerente de P&D da BYD Energy do Brasil. “Esse projeto é um marco para a expansão do BIPV no país e para o desenvolvimento das cidades inteligentes”.
A BYD iniciou suas pesquisas e desenvolvimentos de produtos BIPV no início de 2022. O grupo inclusive já apresentou ao mercado a segunda geração de módulos BIPV, solução que visa uma perfeita integração dos projetos de construção civil e arquitetônicos.