
(03/09/2023) – A prefeitura de Manaus irá apresentar nesta segunda-feira, 4/9, às 9h, na Mardisa Veículos, o ônibus elétrico 100% brasileiro Eletra, que começará a circular na capital do Estado do Amazonas.
Trata-se de um veículo de 12,1 m com tecnologia de tração elétrica Eletra, carroceria Caio e-Millennium e baterias e motores elétricos WEG – todas empresas brasileiras – e chassi Mercedes-Benz fabricado em São Bernardo do Campo (SP).
O ônibus elétrico Eletra é um veículo de piso baixo, equipado com ar-condicionado, wi-fi e tomadas para recarga de celulares. Tem capacidade para 70 passageiros, com emissão zero de poluentes e baixíssimo nível de ruído, autonomia de até 250 km e velocidade máxima de 60 km/h. Um de seus equipamentos de bordo é o INbus, que permite visualizar a lotação em tempo real.
Inicialmente o veículo irá circular pelas ruas do Centro de Manaus, nos entornos de onde será realizado o festival #SouManaus – Passo a Paço 2023. O ônibus elétrico Eletra fará a linha 616 – UFAM (Universidade Federal do Amazonas) /Terminal 2 -Centro.
Linha Completa – O ônibus elétrico 12,1 m faz parte da mais completa linha de ônibus elétricos da América Latina, todos fabricados no Brasil com tecnologia nacional. São seis novos modelos, desenhados para atender às diferentes características topográficas e urbanas de qualquer cidade brasileira ou latino-americana.
A Eletra desenvolve também o e-Trol, um ônibus elétrico desenhado especialmente para operações em vias segregadas e BRT (Bus Rapid Transit), com um inédito sistema de catenárias para recarga de baterias durante o trajeto e ampla autonomia sem contato com a rede aérea.
Todos os ônibus elétricos Eletra são produzidos fábrica de 27 mil m² na Via Anchieta, São Bernardo do Campo. Na nova fábrica, recém-inaugurada, a Eletra terá capacidade de produzir 150 ônibus elétricos/mês, ou até 1.800/ano, podendo aumentar essa produção em 50%, dependendo da demanda.