São Paulo, 27 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

02/09/2023

Quimatic destaca vantagens dos óleos sintéticos na usinagem

(03/09/2023) – De acordo com a fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic, os óleos solúveis sintéticos e semissintéticos vêm ganhando maior espaço no mercado porque geram uma série de vantagens durante a usinagem, além de menor impacto ao meio ambiente e à saúde do trabalhador.

A empresa lembra que a principal diferença dos três tipos de óleo solúveis disponíveis no mercado (mineral, semissintético e sintético) está na quantidade de óleo mineral na fórmula ou na ausência do mesmo (caso do óleo sintético).

Por ser um componente natural derivado de petróleo, o óleo mineral tem um preço inicial menor que os lubrificantes sintéticos. De outro lado, está mais sujeito ao ataque de bactérias, o que aumenta o risco de apodrecimento, de mau cheiro no ambiente de trabalho e – sem os tratamentos adequados – pode contar com menor vida útil nos tanques das máquinas.

Enquanto um óleo solúvel de base mineral tem entre 40 e 85% de óleo mineral em sua fórmula, óleos semissintéticos podem contar com no máximo 40% de óleo de mineral na composição para receberem essa denominação (os 60% restantes são de aditivos e lubrificantes sintéticos) e os óleos sintéticos são 100% fabricados com lubrificantes e aditivos sintéticos.

Segundo a Quimatic Tapmatic, justamente pela formulação mais ecologicamente correta, os óleos solúveis sintéticos e semissintéticos apresentam vantagens como: Maior resistência à ação das bactérias (por serem livres de ou conterem óleo mineral em menor quantidade); menor propensão ao apodrecimento e ao mau cheiro causados pelas bactérias, o que minimiza os riscos à saúde do operador; maior vida útil e menor necessidade de troca da solução, o que reduz os gastos das indústrias com operações de troca da solução, tempo de mão de obra neste tipo de manutenção, e os gastos com tratamento de resíduos; além do fato de que o menor número de trocas também diminui o impacto ambiental.

Para a Quimatic Tapmatic os óleos sintéticos e semissintéticos trazem aumento de qualidade para as operações de usinagem. Isto porque garantem maior capacidade de refrigeração; melhor transporte de cavacos; maior transparência da emulsão e visibilidade do processo de usinagem; menor quantidade de fumaça e/ou névoa no ambiente de trabalho; menor acúmulo de precipitados sólidos nas guias das máquinas e menor impacto ao meio ambiente e à saúde dos operadores.

Na avaliação de Marcos Pacheco, químico sênior da Quimatic Tapmatic, os óleos solúveis de origem mineral têm como principais vantagens a maior lubricidade e o menor custo por litro.

“Mas mesmo esses pontos são questionáveis, pois hoje um óleo semissintético de alta qualidade, como o nosso Quimatic ME-1, consegue oferecer uma lubricidade igual à oferecida pelo óleo solúvel mineral”, ressalta Pacheco. “Por outro lado, o custo menor do litro do óleo solúvel mineral se dilui ao levar em conta a menor vida útil da solução, com maiores gastos com reposição e troca da solução, além dos impactos ambientais e para a saúde do operador.”

Pioneira no mercado de fluidos para usinagem no Brasil,  a Quimatic Tapmatic comercializa uma linha completa de produtos para uma alta qualidade de usinagem conciliada à sustentabilidade nas indústrias.

De acordo com a empresa, todas as opções de seu portfólio são ecologicamente corretas (isentas de nitrito, cloro, compostos aromáticos e metais pesados), têm ótima resistência às bactérias e ao apodrecimento, e, além disso,  apresentam  emulsão mais translúcida, que facilita a visualização da usinagem. Confira detalhes dos produtos:

– ME 1 – Óleo Solúvel Semissintético Ecológico: Para usinagem de metais em geral em máquinas operatrizes, inclusive CNCs.

– ME-100 ALUM Óleo Solúvel Semissintético Ecológico: Para usinagem de alumínio e suas ligas.

– ME 2 – Óleo Solúvel Sintético Ecológico: Produto à base de lubrificantes sintéticos de última geração.

– ME 3 – Óleo Solúvel Sintético Ecológico de Base Vegetal: Lubrificante proveniente de fontes renováveis para usinagem de metais em geral.

Pacheco lembra que a Quimatic Tapmatic preparou um curso completo e gratuito sobre os cuidados com o óleo solúveis na usinagem, com dicas para potencializar a vida útil do óleo solúvel e aumentar o desempenho durante a usinagem. Para acessar o curso, Clique Aqui

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.