(27/08/2023) – A Gerdau, a Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Vamos (que reúne as concessionárias Transrio e Tietê) lançaram um programa para a renovação da frota nacional que inclui a retirada de 140 caminhões com mais de 20 anos das estradas brasileiras.
A aliança foi anunciada em evento na unidade da Gerdau de Araçariguama (SP) e contou com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
De acordo com Gustavo Couto, CEO da Vamos, o programa contempla todos os ciclos para aquisição, desmobilização e reciclagem de 140 caminhões antigos. Inclui ainda a aquisição de 140 caminhões zero quilômetro (sistema Euro-6/P8) da Volkswagen pela Transrio.
“Essa ação está alinhada ao nosso propósito de, com nosso ecossistema de negócios, contribuir com a renovação da frota brasileira”, destaca Couto. “A modernização e redução da idade dos caminhões em circulação no Brasil é essencial para melhorar a eficiência logística e a produtividade do setor, assim como para promover mais segurança e menos impactos ambientais”.
A idade dos 140 veículos – que foram especificamente comprados pela Vamos – varia de 28 a 53 anos. A empresa despendeu na operação mais de R$ 5,6 milhões. Os antigos proprietários poderão usar o valor recebido como entrada na compra de um veículo seminovo ou utilizá-lo em projetos pessoais.
Para realizar a aquisição, a Vamos realizou a prospecção de caminhões em locais onde se concentram esse tipo de veículo, como os portos em Santos (SP) e no Rio de Janeiro (RJ). O veículo mais antigo, com 53 anos, estava em atividade no porto de Santos, onde atuava no transporte de mercadorias entre armazéns.
Após a desmobilização, a Vamos encaminhará os veículos para a Gerdau, que será responsável por transformá-los em matéria-prima para a produção de aço 100% reciclável e com baixa pegada de carbono.
Com isso, o ciclo de vida do caminhão se encerrará em linha com o conceito da economia circular, que consiste na criação de soluções colaborativas para incentivar a reciclagem e reutilização de matérias-primas, proporcionando uso mais sustentável dos recursos naturais.