Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.

São Paulo, 03 de julho de 2025

Apoio:

Anúncio

05/08/2023

Maquigeral investirá em fábrica de tratores no Ceará

(06/08/2023) – O Governo do Ceará assinou, no final de julho, protocolo de intenções para instalação de uma fábrica de tratores na cidade de Baturité, cerca de 100 km do porto de Pecém, no norte do Estado. De acordo com nota do governo do Estado, a Maquigeral deve investir R$ 285 milhões na implantação do projeto.

A cerimônia de assinatura do protocolo contou com as presenças do governador Elmano de Freitas, do representante da Maquigeral, Paulo Furlan Braga, do ministro de Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e do embaixador de Belarus, Sergey Lukashevich. “{Esta fábrica} representa uma conquista também para os agricultores menores, porque serão construídos não só tratores de grande porte, mas menores também (…) E nós do Estado pretendemos no futuro comprar esses tratores e distribuir para que os agricultores tenham uma vida mais digna”, disse o governador.

Os modelos que devem ser produzidos no Ceará serão das marcas que a Maquigeral Agro já distribui no Brasil, a Minsk Tractor Works (MTW), de Belarus. A empresa também comercializa no Brasil as colheitadeiras da Rostselmash, da Rússia, e os modelos de grande porte da Kirovets, também da Rússia.

Os modelos de pequeno porte, de até 25 HP, que a Maquigeral Agro comercializa sob a marca Maq Tractor, voltados para a agricultura familiar, tem atraído a atenção do mercado. Os modelos já foram apresentados na Agrishow, realizada em maio em São Paulo, e também foram expostos em frente ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, durante o lançamento do Plano Safra 2023/2024, em julho, como mostrado na foto no alta desta página.

Notícias divulgadas pela embaixada de Belarus e pela agência estatal Belta informam que os governos de Belarus e do Brasil acordaram a construção de duas fábricas para a produção de tratores da MTW/MTZ em encontro com o ministro Paulo Teixeira. “As perspectivas de criação de joint ventures para a montagem de tratores bielorrussos no Brasil, incluindo pequenos tratores para agricultura familiar, foram discutidas no encontro”, divulgou o site do governo bielorrusso.

“Foi fechado um acordo para a construção de duas fábricas, o que foi bem recebido pelos governadores dos estados e as atividades de um dos projetos já estão em andamento”, disse Lukashevich. A segunda fábrica será localizada em Itumbiara, em Goiás, conforme divulgado em maio passado.

Segundo ele, a fase atual é de alinhar componentes e montagens para implementação “sistemática e tranquila” deste projeto no Brasil. “Fico feliz que os especialistas já tenham começado a discutir esses aspectos. Há sinais positivos e, até agora, as informações inspiram otimismo”, disse Lukashevich á agência estatal.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: