(19/10/2008) – Tradicional fabricante de ferramentas de corte, fundada em 1942, a italiana Vandurit passou por uma grande reestruturação nos dois últimos anos. Agora sob direção de um novo grupo, que injetou recursos na ampliação da capacidade de produção, em novos equipamentos e instalações, a empresa quer retomar o crescimento.
A reestruturação envolveu também a rede mundial de distribuidores. A empresa resolveu passar a atuar diretamente nos mercados brasileiro, chinês e espanhol, com a instalação de filiais. Nos EUA, Polônia, Inglaterra e Argentina foram mantidos os distribuidores e firmados novos contratos na Austrália e Eslováquia.
“Além de se transferir para uma nova sede, com área fabril maior, também em Milão, passamos a contar com um forno CVD que nos permitirá recobrir 100% dos insertos internamente”, informa Massimiliano Grego, gerente da Vandurit Brasil. “Isso significa menores custos de produção e redução dos prazos de entrega”.
No Brasil, a empresa optou por rescindir o contrato com o antigo distribuidor, sediado em Minas Gerais, e abrir filial em São Paulo. “A filial foi aberta no início de 2008 e as primeiras vendas ocorreram em junho”, informa o gerente, frisando que a empresa já conta com rede de 20 revendas, todas no Estado de São Paulo. “Agora nosso desafio é ampliar a rede para os demais pólos industriais do País”.
PRODUTOS – Massimiliano informa que o catálogo da Vandurit é composto de seis linhas de insertos. Além de contar com um programa completo para as áreas de torneamento e fresamento, a empresa italiana se destaca por contar com insertos de grandes dimensões, de até 50 mm, para torneamento. O gerente acrescenta que os novos investimentos já permitiram o desenvolvimento de quatro novas classes e geometrias.
A Vandurit também se caracteriza por contar com algumas linhas de aplicações específicas, como é o caso das linhas de cerâmica e de ferramentas para a usinagem de alumínio. O gerente lembra que a Vandurit também é bastante conhecida no mercado mundial por contar com duas outras linhas, específicas para a indústria siderúrgica e para a indústria de tubos. “Nós fabricamos uma linha voltada para descascar barras de aço e outra para a remoção de cordões de solda em tubos”, informa.