Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.

São Paulo, 27 de julho de 2025

Apoio:

Anúncio

22/07/2023

Cummins Meritor moderniza a fábrica de Osasco

(23/07/2023) – Na semana passada, a Cummins Meritor comemorou 67 anos de operações no Brasil e a conclusão do processo de modernização da fábrica de Osasco (SP), com foco na integração entre manufatura, engenharia de produtos e produção, com ganhos expressivos de eficiência, qualidade, robustez e segurança.

Nos últimos três anos, a fabricante de eixos e sistemas de drivetrain para veículos pesados investiu R$ 55 milhões, inaugurou nova linha de montagem de diferenciais em células, ampliou a fábrica com área adicional de 12 mil m², trazendo novos processos de manufatura e melhor fluxo de materiais, além da aquisição de novos maquinários e tecnologias dedicadas à automação.

“Hoje, para a produção do mais importante componente dos eixos que fornecemos aos fabricantes de veículos pesados, contamos com paleteiras que possuem computador on board e equipadas também com baterias de lítio que carregam em apenas uma hora dentro da própria linha e sem emissão de CO2”, informa Reginaldo Vilela, gerente sênior de projetos da Cummins Meritor. “Com os novos equipamentos, aposentamos as baterias de chumbo/aço que, além de serem poluentes, levavam oito horas para carregar”.

E as novidades da Cummins Meritor no complexo industrial de Osasco não param por aí. Na nova linha de diferenciais as peças chegam em kits e o sistema de montagem passou a ser feito com prensagem e fixação semiautomáticas. Outra inovação é a tecnologia PF 6000, que a partir de um único painel controla a ferramenta de aperto cabeada, além de outras monitoradas via wi-fi e utilizadas para fazer a mediação das características da qualidade das peças.

De acordo com Vilela, todas essas mudanças propiciaram ganhos de qualidade: “Na linha nova tem menos manuseio, o processo todo é mais seguro e flexível, pois as peças são movimentadas por esteiras automáticas. Com a introdução dos kits, a separação e organização dos componentes reduzem o risco de erros”.

Ainda dentro desse processo de modernização, a empresa readequou os processos de manufatura, instalou novo local de armazenamento – armazém vertical, que melhorou o fluxo de materiais – e investiu em sete novos maquinários para corte e lapidação de engrenagens e usinagem da caixa do diferencial e de carcaça fundida. Com isso, a Meritor Brasil prevê elevar em 25% sua capacidade produtiva anual.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: