São Paulo, 29 de abril de 2024

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15/07/2023

Trumpf lança o laser Dual PFO em feira na Alemanha

(16/07/2023) – A Trumpf, fabricante de máquinas de corte a laser, entre outros produtos, está lançando o “Dual PFO”, que reduz os tempos de ciclo na soldagem a laser automatizada em até 30%, ideal para hairpins de motores para veículos elétricos. Hairpin é uma tecnologia de enrolamento para estatores em motores elétricos para aplicações de tração em veículos elétricos.

“O Dual PFO complementa nossas soluções de sistema de solda a laser e é adequado para diversas aplicações, por exemplo, em eletromobilidade”, diz Matthias Beranek, gerente de Indústria Automotiva da Trumpf. A novidade foi apresentada durante a feira LASER – World of Photonics, a principal do setor, realizada no final de junho, em Munique.

Segundo a empresa, “a soldagem de hairpins de motores elétricos deve ser sempre de alta qualidade, caso contrário, eles podem apresentar defeitos. Como os hairpins são muito finos, o processo de solda é exigente e complexo”.

Para obter alta qualidade, a ótica de solda laser PFO reconhece a posição do componente antes do início do processo de soldagem. Já a nova Dual PFO detecta a posição e solda de forma simultânea. “Como resultado, os usuários economizam muito tempo e dinheiro na produção. A Dual PFO também pode ser combinada com nossa nova tecnologia de processamento de imagem, baseada em Inteligência Artificial. Isso aumenta ainda mais sua produtividade”, diz Beranek.

Solda componentes grandes a laser mais rápido  – A ótica de solda a laser Dual PFO tem o dobro do campo de trabalho de uma PFO normal. Por isso, ela é indicada para a fabricação de grandes componentes, como motores elétricos. Os usuários podem soldá-los com a Dual PFO sem mover a peça de trabalho ou as lentes de foco.

Além das aplicações para hairpin, a tecnologia também pode ser utilizada para soldar portas de veículos e assentos de carros, entre outras aplicações que possam substituir a solda convencional, oferecendo maior produtividade e resistência mecânica. “O sistema é versátil e adequado para outros componentes grandes, como baterias para carros elétricos”, diz Beranek.

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