Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.

São Paulo, 28 de julho de 2025

Apoio:

Anúncio

08/07/2023

Fremax introduz revestimento com nanopartículas de nióbio em freios

(09/07/2023) – A catarinense Fremax, do grupo Frasle Mobility, iniciará nas próximas semanas a comercialização da nova linha de produtos Maxcoating, lançada oficialmente em maio na Automec 2023, realizada na Sâo Paulo Expo.

As primeiras unidades serão disponibilizadas para a clientela da América do Norte, que para a Fremax é um dos principais mercados potenciais para a tecnologia inovadora dos novos produtos.

O principal diferencial dos discos e tambores de freio da linha Maxcoating está no revestimento sustentável, tendo a pintura das peças sido executada com recursos de nanotecnologia exclusivos, desenvolvidos em parceria com o Instituto Hercílio Randon (IHR), WEG Tintas e outras empresas.

“A linha Maxcoating recebe um revestimento protetivo contendo nanopartículas de pentóxido de nióbio, que agem para aumentar o desempenho da pintura e a resistência à corrosão”, explica Hemerson de Souza, diretor de Negócios da Fremax e diretor de M&A e Relações com Investidores da Frasle Mobility.

De acordo com Souza, tais características, associadas com uma formulação à base d’água, permitem a aplicação de camadas mais finas, aumentando a vida útil do revestimento.

Ele acrescenta que o alto desempenho contra corrosão é ideal para o uso dos discos e tambores em condições climáticas extremas, como em regiões com ocorrência de muita neve, onde a aplicação de sal nas estradas para garantir a trafegabilidade pode acelerar a oxidação de componentes dos automóveis.

Testes em laboratório mostraram que a nova tecnologia aplicada nos produtos da Fremax garante aproximadamente 1 mil horas de proteção, o que pode dobrar a vida útil da peça.

Para desenvolver estes produtos, a Fremax investiu R$ 3 milhões na estruturação de uma nova área de produção em sua planta de Joinville, com uso intenso de robotização e automação para aumentar a versatilidade na produção dos componentes e atendendo diferentes especificidades de cores.

O processo também garante maior qualidade e precisão na pintura e a faz apresentar ganhos de desempenho no processo de fabricação, já que a pintura conta com secagem ultrarrápida e baixo consumo de energia, por meio de um exclusivo processo de cura por micro-ondas.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: