São Paulo, 22 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

04/07/2023

Ford emperra, mas BYD investirá em três fábricas na Bahia

(04/07/2023) – Em evento festivo, em Salvador, a BYD – maior fabricante de veículos elétricos do mundo – anunciou que irá investir R$ 3 bilhões para implantar três fábricas na Bahia para a produção de automóveis, chassis de caminhões e ônibus e para processar lítio e ferro-fosfato.

O anúncio foi realizado antes mesmo de a BYD chegar a um acordo com a Ford, para a aquisição das instalações que mantém em Camaçari – a fábrica da norte-americana encerrou suas operações em 2021. Não foram divulgados os detalhes que estão emperrando o negócio, mas a multinacional chinesa deixou claro que a instalação se dará com ou sem o acerto com a Ford e que a cidade escolhida é mesmo Camaçari.

“As tratativas sobre onde será a implantação serão divulgadas dentro de alguns dias, nós o faremos provavelmente na própria cidade de Camaçari. E se dará de forma totalmente transparente, sobre os investimentos, para que no último trimestre de 2024 consigamos produzir os primeiros automóveis a passeio elétricos e híbridos aqui no Brasil”, disse Alexandre Baldy, conselheiro da BYD.

De acordo com nota divulgada pela BYD, o complexo industrial será composto por três células fabris. Uma dedicada à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos. A outra vai produzir automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades/ano na primeira fase, podendo chegar a 300 mil unidades. A terceira, voltada ao processamento de lítio e ferro-fosfato, atenderá ao mercado externo, utilizando-se da estrutura portuária existente no local.

“Este é um momento de extrema importância para a BYD nas Américas”, afirma Stella Li, CEO da BYD Américas. “As novas fábricas no Brasil vão permitir a introdução e aceleração da eletromobilidade no país, um movimento-chave para combater as mudanças climáticas e, de fato, melhorar a qualidade de vida das pessoas.”

Com previsão de funcionamento no segundo semestre de 2024, as três fábricas devem gerar mais de 5.000 empregos. “Queremos contratar mão de obra local, a partir deste ano, para que já comecem a receber todo o treinamento e transferência de conhecimento necessários”, diz Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

POLO DE FORNECEDORES – O novo complexo da BYD, que já mantêm fábricas em Campinas e Manaus, será um polo de atração de fornecedores de diversos tipos, seja na área de peças técnicas ou de serviços. A companhia pretende contribuir para o desenvolvimento regional, dando prioridade a fornecedores locais.

Sobre a atração de novas empresas para fornecer à BYD, o secretário da Fazenda da Bahia, Manoel Vitório, informou que “já está prevista uma missão de empresas do entorno da BYD que querem olhar o mercado brasileiro a partir da Bahia”.

“A BYD é uma empresa não só de veículos, é uma empresa de tecnologia, de inovação, e a Bahia está fazendo parte de um novo marco na produção de veículos, de máquinas, de ônibus”, destacou Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.