
(02/07/2023) – O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou que a BYD vai mesmo investir na instalação de uma fábrica de veículos elétricos no Estado. O anúncio ocorreu logo em seguida à reunião realizada em Brasília, na quarta-feira passada (28), com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da vice-presidente global da BYD, Stella Li.
“A BYD acabou de confirmar conosco que, na próxima terça-feira (4), estaremos em Salvador anunciando a nova unidade de fabricação de automóveis elétricos em Camaçari na Bahia, quando a BYD apresentará um calendário de implantação detalhado dos investimentos e dos veículos que lá serão produzidos, incluindo carros de passeio e ônibus”, disse o governador.
As negociações entre a BYD – a maior fabricante de veículos elétricos do mundo – e o governo da Bahia se arrastam há mais de um ano. A demora se deve também à outra parte interessada: a Ford. A princípio, a empresa chinesa iria comprar as instalações da Ford em Camaçari, fechadas desde o início de 2021. Este ponto, aliás, ainda não está claro. Durante visita do governador à China, em abril passado, chegou a ser aventada a possibilidade de a BYD construir uma fábrica do zero.
TRÊS FÁBRICAS – O governo da Bahia espera que a BYD confirme os valores constantes do protocolo de intenções assinado em outubro de 2022. Naquela ocasião, o então governador e hoje ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, anunciou que a BYD iria investir “R$ 3 bilhões para instalar três fábricas na Bahia, gerando 1.200 empregos diretos durante o período de implantação. As unidades irão produzir chassis de ônibus e caminhões elétricos e veículos de passeio elétricos e híbridos e processar lítio e ferro fosfato (para a produção de baterias para veículos elétricos)”.
Fundada em 1995, com sede em Shenzhen, Guangdong, China, a BYD chegou ao Brasil em 2015 e hoje mantém três fábricas no País. A primeira foi instalada em Campinas (SP), no mesmo ano, para a montagem de ônibus 100% elétricos. Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, em Manaus (AM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4).
A empresa também é responsável por dois projetos de monotrilho no país: em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro. Além disso, a BYD comercializa no Brasil empilhadeiras, vans, caminhões, furgões e automóveis, todos totalmente elétricos e não poluentes.
