São Paulo, 11 de setembro de 2024

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24/06/2023

Marcopolo tem capacidade para produzir 1 mil ônibus elétricos/ano

(25/06/2023) – A Marcopolo já deu início ao cronograma de demonstrações das primeiras unidades do Attivi Integral, ônibus elétrico com chassis e carroceria desenvolvidos pela fabricante gaúcha.

O projeto prevê demonstrações assistidas em diferentes cidades do país nos próximos meses. O Attivi Integral já passou por testes em Goiânia (GO), Salvador (BA) e Angra dos Reis (RJ).

Já totalmente implantada, a linha de montagem do Attivi tem capacidade de produção de 1 mil ônibus em um ano, mas a quantidade a ser produzida irá, no começo, depender da demanda do mercado.

O ônibus, que se caracteriza pela robustez e adequação às ruas brasileiras, tem capacidade para transportar até 80 passageiros e autonomia de até 250 km. O tempo de carregamento elétrico é de até 4 horas.

O Attivi será produzido basicamente com componentes nacionais e contará com configurações diferenciadas e adaptáveis, capazes de atender às condições de operação e durabilidade exigidas pelas cidades que buscam por soluções sustentáveis de mobilidade.

“O veículo consolida o desenvolvimento de uma solução completa de mobilidade urbana sustentável, com planos de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, incluindo sistema de recarga e manutenção das baterias”, explica Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais, Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

Portolan diz que entre os mercados estratégicos para a circulação do Attivi está a cidade de São Paulo, que planeja implantar uma frota de 2,6 mil ônibus elétricos em 2024 e, de forma gradativa, substituir os 15 mil veículos movidos a diesel que circulam pela cidade.

A produção do Attivi Integral está alinhada com a estratégia da Marcopolo de ter a eletromobilidade como uma das principais iniciativas para contribuir com a descarbonização do transporte coletivo mundial.

A empresa já tem no portfólio de negócios 370 ônibus elétricos e híbridos, feitos com chassis de parceiros e que rodam no Brasil, Argentina, Austrália e Índia.

No território nacional, os veículos circulam nas cidades de Bauru, Campinas, São José dos Campos, Santo André e São Paulo (SP), Belém (PA), Brasília (DF), Vitória (ES), Fortaleza (CE), Maringá (PR) e Volta Redonda (RJ).

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