(18/06/2023) – Desenvolvida em 2021 pela empresa austríaca Plansee, a moeda bimetálica “Mobilidade do futuro” foi vencedora da versão 2023 do “Prêmio Moeda do Ano”, na categoria “Melhor Moeda Bimetálica”.
O prêmio foi concedido em reconhecimento ao design arrojado da moeda, que é ricamente colorida, e ao espírito tecnicamente inovador da peça, concebida à base de um revolucionário processo de oxidação anódica de uma liga composta por nióbio e prata.
Aliás, a Áustria é mestra neste campo. Companhias do país já venceram nada menos do que nove vezes esta competição internacional, com peças também feitas com nióbio-prata.
A nova tecnologia da Plansee foi utilizada para a produção das moedas bimetálicas com valor facial de 25 euros para a Casa da Moeda da Áustria, onde os interessados podem adquiri-la.
Embora inovadora, trata-se de uma tecnologia conceitualmente bastante simples. A Plansee somente oxidou a superfície de nióbio de modo a gerar o rico contraste de cores sem a necessidade de aplicação de corantes.
Durante esta oxidação anódica, a moeda foi ao mesmo tempo mergulhada em uma solução eletrolítica e submetida a uma tensão elétrica.
Essa tensão converteu a camada de metal mais externa em uma camada de óxido com apenas alguns nanômetros de espessura. A espessura dessa camada de óxido foi que determinou o respectivo efeito de cor. O processo de oxidação é tão preciso que todas as moedas exibem a mesma cor.
O resultado do trabalho é uma moeda que não é apenas única, mas também de grande valor para colecionadores e altamente preparada para suportar os usos intensos do dia a dia.
O mesmo método está sendo usado pela Plansee para produzir uma nova moeda de 25 euros, agora com o tema “Aquecimento Global”. O lado do valor da moeda mostra um termômetro que é simultaneamente um relógio marcando dois minutos para as doze. À esquerda está um globo com “+1,5°C” impresso.
Os temas de sustentabilidade econômica, ecológica e social são retratados no verso. No meio da moeda está um globo com as silhuetas de duas faces mostradas à direita. Uma tartaruga marinha é vista nadando pelo cenário, que está ameaçada de extinção devido à poluição ambiental e às mudanças climáticas.