(14/06/2023) – O mercado brasileiro de usinagem perdeu um de seus principais nomes: Hélio Galheta, que faleceu na última sexta-feira, 9 de junho, após alguns anos de luta contra um câncer.
Nascido em 3 de julho de 1959, Hélio Galheta estava perto de completar 50 anos de atuação no segmento de usinagem, com passagens por grandes empresas do setor como Sandvik Coromant, Walter Tools e TaeguTec, e, mais recentemente, a Achteck / Tec Tools.
Formado pelo Senai no curso de Mecânica da Usinagem, iniciou suas atividades como aprendiz na ZF de São Caetano, em 1974, onde passou pelas áreas de ferramentas e compras.
Em 1985, iniciou sua jornada no mercado de ferramentas de corte na Sandvik Coromant, onde permaneceu por 11 anos. Em 1996 se transferiu para a Walter Tools, com o desafio de implantar a nova marca no Brasil. Em 1997, foi trabalhar na importadora Frato Ferramentas, onde por quatro anos participou do crescimento da empresa.
Em 2001, foi responsável pela introdução da TaeguTec no Brasil. Na posição de sócio-presidente, permaneceu à frente da filial brasileira por quase 15 anos. Em 2014 partiu para um projeto próprio, com a criação da Galheta Ferramentas, atuando na distribuição de ferramentas no Interior de São Paulo, com sede em Valinhos.
Mais recentemente, em 2019, foi convidado por amigos da TaeguTec Coreia, que haviam se transferido para uma nova empresa, a Achteck Tool, para mais um desafio: trazer a marca para o Brasil. Para tanto, criou a Tec Tools, projeto que está em andamento, e que agora ficará sob o comando dos filhos Thiago e Eduardo, que darão continuidade ao seu legado.
Hélio deixa a esposa Izabel, os filhos Carla, Thiago e Eduardo, e os netos Maria Luah e Bernardo.
A missa de sétimo dia está marcada para a próxima quinta-feira, 15, às 18,30 h, na Igreja Santa Rita de Cássia, Av. Dr. Jesuíno Marcondes Machado, 670, em Campinas (SP).