(11/06/2023) – Criado em 2021, o marketplace Melhor Indústria já soma mais de 3.500 compradores cadastrados na plataforma, mais de 100 vendedores/fornecedores registrados, além de um GMV (volume bruto de mercadorias) de R$ 4,5 milhões no ano de 2022.
Segundo seus criadores, o principal benefício para o comprador é o completo catálogo de MRO para a Indústria, com ótimos preços e prazos. Já para o vendedor/fornecedor, a vantagem é a facilidade em gerar um canal complementar de vendas com custo fixo zero.
“A ideia surgiu de uma paixão pela nova era digital que está afetando todo o planeta. Há uns 10 anos comecei a estudar esse processo e me deparei com os marketplaces. Como trabalhei a vida toda na indústria, foi natural pensar em trazer um marketplace para esse ambiente, que conheço há 40 anos”, conta Fernando Belmonte, fundador do Melhor Indústria.
Belmonte é graduado em Engenharia Elétrica, com especialização em sistemas digitais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Há seis anos inspirou um sócio alemão a abrir um marketplace na Europa focado em automação industrial, área em que atua desde a década de 1980. “Acompanhei o projeto desde a gênese na Europa e sempre houve a ideia de reproduzir no Brasil. Em 2020, com o advento da pandemia, tomamos coragem e em julho tiramos o projeto do freezer, iniciando as atividades do Melhor Indústria no território nacional”, explica Belmonte.
No Brasil, a plataforma atende compradores dos segmentos automobilístico, de alimentos & bebidas e da indústria pesada, entre outros segmentos. O marketplace dispõe de mais de 200 marcas, destacando Siemens, WEG, Schneider e ABB. No que diz respeito a fornecedores, o Melhor Indústria possui um grupo superior a cem, garantindo a diversidade na disponibilidade e preços de produtos e ainda o mais completo catálogo nacional para atender a todas as demandas de MRO da indústria.
O sucesso da startup se comprova pelo crescimento de 720% do GMV, valor total de mercadorias vendidas, no ano de 2022. No último mês, o GMV foi superior a R$ 500 mil. O sistema da plataforma apresentou uma expressiva evolução no ano referido, em que seus números revelaram 200% mais vendedores e 300% mais compradores.
De acordo com Belmonte, a pandemia impulsionou o uso do e-commerce, fator que garantiu a ascendência financeira em um curto período de tempo. Segundo ele, quando consolidado no Brasil, o objetivo é abrir filiais do Melhor Indústria nos principais países industrializados da América Latina, além de triplicar o faturamento neste ano. “Queremos ser a ‘Loja de todo MRO’, parafraseando Jeff Bezos, da Amazon, para todos os segmentos da Indústria”, conclui.