
(04/06/2023) – Praticamente todos os indicadores do setor de máquinas e equipamentos registraram retração no mês de abril, segundo levantamento divulgado pela Abimaq, na última quarta-feira, 31 de maio. Na comparação com março, as vendas foram inferiores tanto no mercado interno (-17,7%), quanto nas exportações (-20,8%). As importações também ficaram abaixo do mês anterior: -16,9%.
“Os números vieram mais fracos. Nós comemoramos o resultado de março, mas o de abril anulou todo o crescimento do mês anterior”, observou Cristina Zanella, diretora de Estatística e Competitividade da Abimaq.
Na avaliação da executiva, a retração é resultado da queda generalizada nos investimentos no Brasil, “o que está muito relacionado à política monetária e às altas taxas de juros que veem sendo mantidas por um período prolongado, quando já há evidências de que poderiam ser menores”, disse. “Todos os segmentos têm sofrido com a atual taxa de juros”.
“Uma simples sinalização de que haveria uma queda nas taxas de juros já ajudaria na retomada dos investimentos que hoje estão represados”, acrescentou.
Apesar da queda em abril, as exportações de máquinas e equipamentos estão em alta em 2023. De janeiro a abril, as vendas externas acumulam crescimento de 23,4%, o que – segundo a Abimaq – ajudou a suavizar a queda de 12% nas vendas no mercado doméstico no mesmo período.
Otimismo – No entanto, a entidade se mostra otimista em relação ao segundo semestre. “A Abimaq espera que o segundo semestre venha melhor, compensando a queda registrada até aqui, e possamos ter um resultado final equivalente ao de 2022”, disse Cristina.
As estimativas da entidade são de que as vendas no mercado interno, ao final do ano, apresentem alta de 0,6%, que se somaria a um crescimento de 8,6% nas exportações. Assim, o setor fecharia 2023 com resultado positivo de 2,4% sobre o ano anterior.
Mas a diretora reconhece que não será uma tarefa simples. Isto porque, em 2022, o setor de máquinas e equipamentos faturou R$ 90,9 bilhões, enquanto no primeiro quadrimestre de 2023 as receitas somam apenas R$ 22,9 bilhões.