(21/05/2023) – Um dos maiores produtores de etanol do País, o Grupo Inpasa adquiriu 50 vagões e 2 locomotivas à Greenbrier Maxion, em um negócio ao redor de R$ 100 milhões. Com a compra, o grupo vai mais do que dobrar a sua capacidade de movimentação de etanol no modal ferroviário, elevando o volume transportado para 1,01 bilhão de litros por ano.
O novo material rodante, que será operado pela Rumo, deve trafegar no trecho entre Rondonópolis (MT) e Paulínia (SP), percorrendo 1,2 mil km.
O trecho a ser percorrido pela via ferroviária representa a retirada de 17 mil viagens de caminhões por ano das rodovias. A Inpasa também deixará de emitir 60% nas emissões de CO2 em relação ao modal rodoviário.
Atualmente, o grupo entrega etanol para 23 estados brasileiros, sendo responsável por 10% do mercado nacional do produto (equivalente ao abastecimento de 5,9 milhões de automóveis). Também exporta cerca de 100 milhões de litros por ano principalmente para a União Europeia e Japão.
“Por meio da ferrovia, vamos otimizar o custo logístico e dar mais segurança ao transporte e entrega aos clientes”, afirma o presidente do grupo, José Lopes. “Queremos apostar cada vez mais em modais mais eficientes e ecológicos. Nosso propósito é ser referência mundial em energias limpas e renováveis inclusive no escoamento da produção”.
Parceira do Grupo Inpasa desde 2021, a Rumo irá operar os novos vagões e locomotivas pelo prazo de 10 anos, ficando também responsável por todo o serviço de manutenção. A vida útil dos vagões é estimada em 40 anos.
“Além de representar um avanço estratégico, a parceria com a Inpasa vai ao encontro dos nossos planos de expansão no mercado de biocombustíveis”, comemora o vice-presidente comercial da Rumo, Pedro Palma.
Desenvolvidos e fabricados pela Greenbrier Maxion, os vagões são de aço com baixa liga estrutural, com alta resistência mecânica e à corrosão atmosférica. Eles têm capacidade para 105 mil litros, um aumento de 2 mil litros em relação ao modelo convencional.
Os veículos também foram projetados para o carregamento superior e descarregamento inferior, com descarga central, além de serem equipados com engates mais robustos e antidesacoplamento. Os vagões contam ainda com válvula sensora de carga.