São Paulo, 28 de abril de 2024

13/05/2023

Alto desempenho no fresamento de perfis complexos

(*) Artigo produzido pelo Departamento de Marketing da TaeguTec

(14/05/2023) – Os movimentos da indústria 4.0 mostram a complexidade de novos projetos aliados à necessidade de ganho competitivo em relação ao custo de fabricação. A “produtividade” precisa atrelar fatores importantes como alta tecnologia, qualidade, economia, alto desempenho e o olhar para as questões ambientais no que se refere à fabricação de ferramentas para usinagem.

A TaeguTec vem acompanhando os avanços da indústria com grande atenção em suas necessidades, inovando na fabricação de ferramentas com alta tecnologia, levando para a indústria o que há de melhor em soluções em usinagem. Nos últimos anos tivemos um crescimento exponencial em nosso portfólio de ferramentas, tudo para tornar seus clientes mais competitivos e confiantes, posicionando a marca na realidade do momento que vivemos.

No fresamento de perfis complexos, principalmente em máquinas de 5 eixos, podemos observar um certo crescimento na utilização do conceito de fresas barril. Para tanto, obviamente, é de grande importância o emprego de softwares e estratégias que permitam explorar seus benefícios, visto que, hoje em dia, em operações de semiacabamento e acabamento, a maioria dos programadores e engenheiros de processos ainda utiliza pastilhas ou fresas inteiriças de metal duro com formato esféricos em alguns perfis, limitando o AP e, consequentemente, aumentando muito o tempo de usinagem.

Pensando nisto, a TaeguTec trouxe ao mercado ferramentas num conceito conhecido como “Barril”, para aplicações em perfis nas quais anteriormente utilizava-se fresas com pastilhas esféricas. O lançamento da linha SfeedBarrel veio ao encontro da necessidade deste mercado, tanto pelos seus benefícios em engenharia aplicada, quanto no que se refere à produtividade.

Fresas com pastilhas naturalmente possuem uma condição menor em acabamento quando comparadas as fresas inteiriças de metal duro. Na linha SfeedBarrel, as pastilhas BRHU de 4 arestas e dupla-face, apresentada nos tamanhos de 6 e 12, são retificadas e possuem revestimento PVD, em conjunto com arestas extremamente positivas, que asseguram uma ótima precisão na montagem, requisito importante para qualidade do acabamento durante a usinagem.

No exemplo acima podemos observar dois cenários, o primeiro nos mostra que a pastilha BRHU proporciona uma rugosidade melhor quando comparada com o mesmo passo aplicado em um conceito de pastilha esférica, qualificando uma superfície de baixa rugosidade. No segundo cenário, utilizamos uma estratégia com passo (AP) maior, mantendo a rugosidade superficial, já que a pastilha possui um raio muito maior, conseguindo aumentar a produtividade, pois o número de passadas pode diminuir de 3 a 5 vezes, trazendo uma queda muito grande no tempo de usinagem.

É importante salientar que, utilizando fresas com diâmetros maiores, ganhamos em produtividade pela área de abrangência do corte. Nosso sistema de fixação T-Flextec ajuda na versatilidade da utilização das fresas, também em casos em que há tendência à vibração, pois possuem hastes de metal duro e tungstênio e sistemas de fixação disponíveis para cada caso.

Nas aplicações de semiacabamento e acabamento, em sua maioria, tende-se a utilizar fresas de metal duro esféricas e toroidal nos diversos modelos de perfis. O tempo de usinagem nas operações já relacionadas acaba sendo o grande gargalo, comprometendo a competitividade quanto ao prazo de entrega de uma matriz e/ou uma peça. Pensando neste fator importante chamado “tempo”, para usinagem de moldes e matrizes, a TaeguTec traz ao mercado mais uma linha de alta performance, pensando sempre em tornar nossos clientes mais competitivos. Com a linha FineBarrel, temos a condição de melhores acabamentos com maior produtividade quando comparadas a fresas de metal duro.

Nesta nova linha de fresamento produtivo, é possível atender a usinagem de diferentes perfis, pois as geometrias NFLB e NFCB, possibilitam um excelente acabamento em paredes inclinadas quanto no topo de faces que serão acabadas.

No exemplo acima podemos observar as geometrias e seus raios num conceito “barril” (para usinagem de superfícies mais verticais) e conceito “lente” (para usinagem de superfícies mais horizontais), tornando a usinagem mais rápida, segura e de qualidade.

Abaixo um exemplo comparativo de uma usinagem com fresa esférica e uma NFLB tipo “lente”. É visível a maior área de abrangência do contato devido ao raio maior, sendo possível passos maiores nas operações de acabamento, mantendo uma boa rugosidade e ganhando tempo de máquina.

 

Estas linhas são muito aplicadas em diferentes segmentos da indústria, seguindo a performance de trabalhos em perfis complexos com todos os benefícios de qualidade, versatilidade e produtividade.

Devido à geometria de raio maior, seja no conceito lente e ou oval, é possível reduzir o tempo de processo quando comparado com os métodos atuais utilizando fresas de metal duro.

Algumas das características: as arestas de corte possuem um contato maior, facilitando a usinagem e aumentando com isso a vida útil da aresta; ideal para usinagem de materiais de difícil usinabilidade, como ligas de titânio, inconel e aço inoxidável.

(*) Artigo produzido pelo Departamento de Marketing da TaeguTec

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.