
(16/04/2023) – O desenvolvimento e a fabricação de protótipos/ferramentas para usinagem por meio da manufatura aditiva, ou impressão 3D, está se tornando cada vez mais comum nas operações da Seco Tools. Um dos principais pontos fortes desse método de fabricação é a possibilidade de produzir ferramentas e soluções específicas para os clientes, difíceis de ser alcançadas por meio da manufatura convencional.
Isso pode envolver geometrias complexas ou outras personalizações para necessidades específicas do cliente. Exemplos de tais personalizações incluem tornar as ferramentas mais leves, o que melhora as propriedades de amortecimento de vibrações, ou proporcionar-lhes melhores possibilidades de arrefecimento.
“Ao direcionar o líquido de arrefecimento para atingir a aresta de corte no lugar certo, podemos prolongar significativamente a vida útil da ferramenta. Com a tecnologia AM, o líquido de arrefecimento pode ser passado para locais que, de outra forma, seriam impossíveis”, explica Ingemar Bite, especialista em Pesquisa e Desenvolvimento da Seco Tools, que também acredita que esta tecnologia está ajudando a reduzir os prazos de entrega. “A manufatura aditiva nos permite produzir geometrias que exigem menos etapas de fabricação, o que geralmente resulta em tempos de entrega mais curtos e, portanto, entregas mais rápidas”.

Aumento da sustentabilidade – A manufatura aditiva também abrirá a possibilidade de reparar ferramentas quebradas no futuro, removendo componentes disfuncionais e imprimindo-os novamente. Isso pode, por exemplo, envolver componentes da ferramenta ou a reutilização de diferentes tipos de conexões no lado da máquina. Essa é uma ideia particularmente boa no que se refere ao meio ambiente e à sustentabilidade. Outra vantagem da tecnologia, comparada com a manufatura tradicional neste contexto, é que há menos desperdício de materiais. No geral, não é necessário muito material para fabricação por manufatura aditiva e qualquer pó remanescente pode ser reutilizado.
A fabricação aditiva pode, portanto, ser um método econômico e eficiente em termos de tempo para a produção e o desenvolvimento de protótipos, mas também pode funcionar para a fabricação em larga escala de produtos padrão. A Seco Tools já está fabricando grampos de resfriamento para suas ferramentas JetStream por meio da impressão 3D. “As braçadeiras de resfriamento têm uma forma complexa com canais de resfriamento curvos e, portanto, são adequadas para esse tipo de fabricação”, afirma Ingemar Bite.
Melhorias contínuas – De acordo com a Seco Tools, seu departamento de pesquisa e desenvolvimento trabalha continuamente para melhorar o uso da tecnologia no desenvolvimento e na fabricação de produtos novos e existentes. A empresa está buscando constantemente maneiras de melhorar seus produtos e de como utilizar melhor a tecnologia de manufatura aditiva.
“Gostamos de colaborar com os nossos clientes nestes esforços e de realizar testes em conjunto com eles”, afirma Ingemar Bite, que acredita que novos materiais podem ser desenvolvidos. “Os materiais atualmente utilizados na impressão 3D não têm natureza diferente dos utilizados na fabricação convencional e a tecnologia funciona bem com muitos metais diferentes. No futuro, adicionaremos ainda mais materiais, e materiais superiores, adaptando regularmente o nosso equipamento e atualizando o hardware e o software conforme necessário”, conclui.
Diferentes métodos podem ser usados para a fabricação de aditivos. A Seco Tools usa é chamado de SLM (Selective Laser Melting – fusão seletiva a laser). Neste processo, lasers e um leito de pó de metal são usados para construir os produtos. Em uma máquina SLM, uma camada de pó de aproximadamente 20 a 60 μm é espalhada e, em seguida, processada por um laser. Esse processo é repetido, camada por camada. Quando todas as camadas estiverem no lugar, o excesso de pó é removido e o produto entra em pós-processamento para obter sua forma final.
