
(13/04/2023) – A WEG realizou importante contrato com a Bracell, para a expansão da fábrica de celulose de Lençóis Paulista (SP), fornecendo um pacote de soluções que inclui todos os motores, painéis elétricos, transformadores e inversores, num total que supera 6.300 itens.
A Bracell, vale lembrar, realizou recentemente um dos maiores investimentos dos últimos 20 anos no estado de São Paulo, de R$ 7 bilhões. A empresa ampliou capacidade de produção de celulose solúvel de 250 mil toneladas/ano para 1,5 milhão de tonelada/ano.
De acordo com a WEG, a Bracell “selecionou o melhor em termos de tecnologias, visando também um negócio autossuficiente em energia, tornando esta a maior bioindústria de celulose do mundo”.
“A WEG foi escolhida para fazer parte desse grande projeto por trabalhar com soluções integradas e customizáveis aplicando tecnologia própria desenvolvida por seu corpo técnico, buscando sempre atender os requisitos específicos do cliente”, informa a empresa catarinense em seu site.
Dentre os produtos fornecidos, estão os motores das linhas W22, W50 e W60, já consolidados no mercado, que contam com alta eficiência, flexibilidade, robustez e confiabilidade. Foram fornecidos 1.467 motores, todos eles com um plano de pintura especial para suportar o ambiente corrosivo de uma planta de celulose e atender as mais variadas aplicações como picadores, refinadores, bombas, secadores, sopradores e exaustores.
A Bracell também levou em conta na seleção da marca WEG a solução de painéis elétricos compactos, linha CCM 06, que reduziu o espaço na sala elétrica e, consequentemente, os investimentos em obra civil. Além disso, fez parte do escopo todo o serviço de campo onde a WEG prestou suporte durante o comissionamento e start-up.
“Esse fornecimento reforça o potencial da WEG em exportar tecnologias para o segmento de papel e celulose, além de contribuir para consolidar o Brasil como um dos maiores produtores de celulose do mundo”, afirma a empresa.