(09/04/2023) – A companhia britânica Renishaw comemorou na última terça-feira, 4 de abril, exatos 50 anos de fundação, com eventos em suas instalações e o anúncio da iniciativa ’50 para 50′, que distribuirá 150 mil libras a 50 organizações sem fins lucrativos nos 36 países onde a empresa possui escritórios.
A Renishaw foi formada em 1973 para comercializar a invenção de um aparelho batizado de apalpador multidirecional, pelo agora presidente executivo, Sir David McMurtry.
O invento solucionou, simplesmente, um grave problema de medição dimensional enfrentado pela Rolls-Royce ao fabricar os motores Olympus, que alimentavam a aeronave supersônica Concorde.
O apalpador também resolveu desafios semelhantes enfrentados por outros fabricantes em todo o mundo, permitindo que a medição em máquinas por coordenadas (CMMs) fosse automatizada pela primeira vez.
“Este é um ano para refletir sobre as tremendas conquistas de nossos cofundadores e funcionários, que tanto fizeram para promover a fabricação de itens de precisão globalmente, e olhar com confiança para as próximas décadas de inovação e crescimento”, afirmou Will Lee, diretor executivo da Renishaw
O avanço global da Renishaw começou quando a empresa percebeu o potencial para o uso de apalpadores em máquinas-ferramenta de controle numérico computadorizado (CNC). Já em 1977 a Renishaw lançava seu primeiro apalpador comercial para máquinas-ferramenta.
Embora hoje uma quantidade significativa de negócios da Renishaw ainda seja derivada de sistemas de medição a laser, por contato e sem contato para CMMs e máquinas-ferramenta, a empresa agora também fornece uma ampla gama de sistemas de metrologia para calibração, feedback de posição e medição, além de acessórios como pontas e fixação.
Os produtos da Renishaw são usados na fabricação de aeronaves, carros, smartphones, baterias de veículos elétricos e painéis solares, e até em aparelhos para cirurgia cerebral e odontologia.
A companhia está listada na Bolsa de Valores de Londres, com uma avaliação atual de cerca de 3 bilhões de libras. Emprega 5.200 funcionários em 36 países, 3.400 deles em suas unidades no Reino Unido, principalmente em Gloucestershire e South Wales.