(02/04/2023) – A WEG lançou um robô autônomo com o qual pretende melhorar a eficiência operacional das atividades realizadas nas indústrias que necessitam de transportes internos.
De acordo com a empresa, esta primeira versão do WMR (WEG Mobile Robot) pode otimizar processos que normalmente demandam esforços repetitivos na intralogística.
O novo robô opera no sistema AMR (Autonomous Mobile Robot), cujo diferencial é a navegação natural ou por contorno.
Através de métodos como o SLAM (Simultaneous Localization and Mapping), o robô realiza uma navegação autônoma, desviando de obstáculos dinâmicos em seu percurso e replanejando rotas automaticamente, quando situações de bloqueio são identificadas.
“O lançamento deste robô inovador faz parte da estratégia da companhia de trazer sempre para a indústria ganhos substanciais de eficiência”, diz Carlos José Bastos Grillo, diretor superintendente da WEG Digital & Sistemas.
O equipamento tem alimentação puramente elétrica e de baterias, possibilitando ganhos adicionais de consumo de recursos para os clientes que já estão alinhados com as tecnologias da indústria 4.0. É acompanhado de acessórios como joystick e estação de carregamento.
O sistema de segurança para prevenção de colisões é outro diferencial do produto, que o torna viável no trabalho de transporte e movimentação de cargas em áreas compartilhadas com os operadores.
O cliente também conseguirá monitorar e comandar a frota de robôs através do software WMR Fleet Management, que é capaz de integrar robôs do tipo AMR de diferentes marcas e modelos.
Na ferramenta também é possível criar simulações de cenários, análise de possíveis conflitos, gerenciamento de múltiplos usuários, independência de fabricantes, integração com a plataforma IoT WEGnology e outras aplicações como o MES (Manufacturing Execution System).
Para a WEG, o novo robô é mais uma prova do esforço da companhia no desenvolvimento de soluções para as áreas de eficiência energética, energias renováveis e mobilidade elétrica, o que lhe assegura operações industriais em 15 países e vendas para mais de 135 países. A empresa atingiu em 2022 faturamento de R$ 29,9 bilhões, com 50,3% provenientes de vendas fora do Brasil.