(26/03/2023) – A Volkswagen do Brasil completou 70 anos de atividades no País na quinta-feira passada (23 de março). Segundo a empresa, são sete décadas marcadas por pioneirismos e inovações tecnológicas. Durante as comemorações, a montadora lembrou que está investindo R$ 7 bilhões na América Latina de 2022 a 2026 para fortalecer ainda mais sua posição competitiva na região, o que inclui mais projetos de veículos locais, digitalização e descarbonização.
Como parte da estratégia ‘Acelera VW’, a Volkswagen está lançando 15 novos veículos, principalmente flex e elétricos até 2025. Da atual ofensiva de produtos, sete deles já chegaram ao mercado: Jetta GLI, Novo Polo, Polo Track, Gol Last Edition, Novo Polo GTS, Novo Virtus e Polo Track 1st Edition.
“A Volkswagen do Brasil completa 70 anos de inovação tecnológica e pioneirismos e tem uma importância estratégica para o Grupo Volkswagen em todo o mundo. Ao longo das décadas, a Volkswagen revolucionou seu portfólio de produtos, modernizou suas quatro fábricas no Brasil, desenvolveu novas tecnologias e hoje é uma marca muito mais próxima das pessoas, inovadora, desejada, digital e conectada”, afirma Ciro Possobom, que acaba de ser promovido a CEO da Volkswagen do Brasil.
70 anos de pioneirismos e inovações tecnológicas – A história da Volkswagen do Brasil teve início em 23 de março de 1953 em um galpão na rua do Manifesto, no bairro Ipiranga, em São Paulo (SP). O sucesso nas vendas incentivou a marca a construir uma fábrica no Brasil que não se limitaria à montagem de veículos, mas que fosse também uma base de exportação para toda a América do Sul. Começou com Fusca e Kombi, com peças importadas da Alemanha e 12 funcionários.
Assim surgiu a planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, inaugurada em 1959. Além de ser um complexo industrial completo, é também um centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos com a mais alta tecnologia e inovação.
Em seguida vieram as fábricas de Taubaté (SP), inaugurada em 1976), a fábrica de motores de São Carlos (SP), inaugurada em 1996), a de São José dos Pinhais (PR), em 1999, e o Centro de Peças e Acessórios em Vinhedo (SP), inaugurado em 2004.
“A Volkswagen sempre acreditou no forte potencial do mercado brasileiro e da região, tanto que o Brasil foi escolhido para iniciar a expansão global da marca. Estamos há 70 anos contribuindo com a evolução da indústria e da economia brasileira, gerando empregos, renda e fomentando a inovação. Nessa longa estrada, construímos histórias emocionantes e estamos presentes na vida, no coração e na garagem dos brasileiros. Afinal, quem não tem uma história com um VW? E seguimos acelerando a transformação da Volkswagen do Brasil, sempre com foco no cliente e na mobilidade sustentável”, diz Ciro Possobom.