São Paulo, 19 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

18/03/2023

Governo de SP cria conselho de reindustrialização

(19/03/2023) – O governo do Estado de São Paulo assinou decreto para a criação do Conselho Estadual de Promoção da Reindustrialização do Estado de São Paulo. A assinatura foi feita junto a lideranças do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na sede das duas entidades na capital paulista.

O conselho tem caráter consultivo e é destinado a orientar as ações, políticas e diretrizes governamentais da nova industrialização do estado, de acordo com o decreto. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, será o presidente. As demais cadeiras do conselho serão ocupadas por representantes das secretarias da Casa Civil, da Fazenda e Planejamento, de Parcerias e Investimentos, de Negócios Internacionais, Meio Ambiente, além da Fiesp e do Ciesp.

De acordo com o governador Tarcísio de Freitas, São Paulo poderá ter um trabalho mais agressivo a partir de agora no sentido de se tornar mais competitivo. Em sua opinião o estado precisa aproveitar a desorganização das cadeias de produção e a busca por novos parceiros confiáveis de vários players globais. “Acordamos agora na pandemia e com a Guerra da Ucrânia, percebendo o nosso grau de vulnerabilidade. Então, há uma avenida para caminhar e a oportunidade está na nossa frente porque as cadeias globais de produção vão ter que se reespecializar. Ninguém quer ser mais tão vulnerável”, disse.

Para instrumentalizar a nova industrialização do Estado, o governador destacou seis pilares de atuação: energia, infraestrutura, crédito, tributação, capacitação profissional e digitalização. “Vamos trazer a indústria de volta para São Paulo e vamos ver os negócios aparecendo. O que queremos é que nossas empresas prosperem e ver o Estado mais competitivo”, disse.

Caberá ao Conselho propor diretrizes para promover o desenvolvimento econômico e industrial competitivo; estimular a intersetorialidade e a transversalidade das políticas públicas estaduais para promoção da reindustrialização; incentivar o fortalecimento das cadeias produtivas e promover a redução das desigualdades regionais; apoiar o desenvolvimento de ações visando à formação e capacitação profissional para atender as demandas do setor produtivo; e propor e estimular a produção de estudos, análises e indicadores de desenvolvimento industrial, entre outras.

De acordo com o secretário Jorge Lima, o governo iniciou reuniões para promover coalizões regionais, identificando e fortalecendo as vocações locais. De acordo com ele, já foram realizadas reuniões nas regiões de Ribeirão Preto, Campinas e Sorocaba, por exemplo. A ideia é alcançar 16 regiões até o final de junho, segundo o secretário.

“Estaremos ao lado do governo para gerar empregos e fazer o Estado crescer. Esse Conselho trará bons resultados”, disse o presidente da Fiesp, Josué Gomes.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.