São Paulo, 24 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

18/03/2023

Embraer e ITA inauguram centro de pesquisas de mobilidade aérea

(19/03/2023) – Diretores da Embraer e do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) lançaram na última terça-feira, 14, o novo Centro de Pesquisa em Engenharia para a Mobilidade Aérea do Futuro (CPE-MAF), em São José dos Campos (SP).

A implantação da unidade, que irá funcionar nas dependências do ITA, contará com investimento de R$ 48 milhões, ao longo de cinco anos. Metade desta verba, R$ 24 milhões, virá da Embraer. A outra metade será aplicada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Os recursos serão utilizados para a compra de equipamentos para as pesquisas, pagamentos de bolsistas e despesas gerais.

O centro deverá reunir cerca de 150 pesquisadores da Embraer, do ITA, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP).

O objetivo principal do CPE-MAF é desenvolver estudos sobre tópicos inovadores, com potencial para contribuir com a competitividade da indústria aeronáutica nacional. Assim, além da pesquisa científica, o centro também visa transferir tecnologias tanto para empresas existentes como para novas empresas a serem criadas. Outro objetivo é disseminar conhecimentos sobre o assunto entre estudantes de ensino médio e superior.

“Essa parceria com o ITA nos permitirá criar um ambiente favorável para a busca por soluções voltadas à aviação zero carbono, sistemas autônomos e manufatura avançada”, disse Luís Carlos Affonso, vice-presidente de Engenharia e Tecnologia da Embraer. “São itens fundamentais para a construção da mobilidade aérea do futuro”.

De acordo com Affonso, o CPE-MAF trabalhará, especificamente, com foco em linhas de pesquisa como controle de maquinário para aeronaves com propulsão elétrica; integração aeropropulsiva de aeronaves elétricas (projeto aerodinâmico e estrutural de aeronaves com propulsão elétrica); métodos de tomada de decisão para sistemas autônomos; projeto avançado para manufatura aditiva metálica, além de montagem final inteligente de aeronaves.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.