São Paulo, 10 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

25/02/2023

Oerlikon bate recordes e amplia operação no Brasil

(26/02/2023) – “2022 foi o melhor ano da história da Oerlikon Balzers no Brasil”, afirma Luciano Marques da Silva, diretor de Vendas e Operações da Oerlikon América do Sul, especializada em tecnologias de tratamento de superfícies, frisando que a empresa está completando 25 anos de atividades no País.

De acordo com o diretor, o crescimento torna-se ainda mais expressivo se levarmos em consideração que a filial brasileira vinha registrando aumentos constantes desde 2016. “Nossa expectativa era a de um crescimento de 8%, mas praticamente dobramos a nossa previsão. Foi um ano muito bom para nós, em volume de vendas e de serviços, nas duas plantas, tanto em Jundiaí, em São Paulo, quanto na de São José dos Pinhais, no Paraná”, explica.

A expansão tanto na área de revestimento de ferramentas rotativas quanto na de conformação, embora neste segundo o aumento tenha sido menor, devido às dificuldades enfrentadas pelo setor automotivo no ano passado. “Esse crescimento também está relacionado como a nossa estratégia de buscar novos negócios, ao aumento de market share, ao lançamento de novos revestimentos e novas aplicações”, detalha.

NOVOS INVESTIMENTOS – Diante desses resultados e das boas perspectivas para este ano, a filial decidiu dar curso aos planos de investimento, em volume 17% superior ao dos exercícios passados. O principal deles é a instalação de um novo forno na filial paranaense para atender ao crescimento da demanda na Região Sul, principalmente entre os clientes dos segmentos de veículos pesados e máquinas agrícolas.

A empresa também prepara dois importantes lançamentos para o mercado brasileiro. O Balinit Moldena, voltado para o revestimento de moldes e matrizes para aplicação no processamento de polímeros e injeção plástica. Já a outra novidade é que o Brasil será o primeiro mercado do mundo a receber o novo revestimento Balimed Argenta, o primeiro revestimento com prata, de alta eficácia antimicrobiana, desenvolvido especialmente para a área hospitalar, de instrumentos cirúrgicos e produtos médicos e odontológicos.

A empresa também anuncia a instalação de um escritório comercial e um centro logístico em Betim (MG). O objetivo é melhorar o nível de serviços logísticos (os serviços de coleta e entrega) no Estado, assim como o atendimento comercial, com a ampliação do time de vendas. “Vamos também aumentar a nossa presença na Região Nordeste, que passará a contar com um representante local (até aqui atendida a partir da planta paulista) com o objetivo de ampliar a cobertura da região”, diz o executivo.

PERSPECTIVAS POSITIVAS – De acordo com Silva, as perspectivas para 2023 são positivas. A estimativa da Oerlikon no Brasil é de alcançar crescimento entre 10 e 15%. “Pelo que o mercado tem nos mostrado, a partir das conversas que temos mantidos com nossos clientes, o viés é positivo. Esperamos crescimento na área de máquinas e equipamentos pesados, além de um pequeno (mas significativo) crescimento na indústria automotiva”, diz, acrescentando que há também uma boa expectativa nos novos segmentos que empresa está explorando, além do crescimento regional dos negócios. “A nossa matriz, na Suíça, também acredita muito no potencial do mercado brasileiro”, destaca.

ESG e INDÚSTRIA 4.0 – O diretor lembra ainda que a empresa tem outros motivos para comemorar os resultados do ano passado. Entre eles, o fato de a operação brasileira ter ficado entre as três melhores filiais do grupo (são 166 filiais em 37 países) no quesito ambiente organizacional (satisfação dos funcionários).

Outro ponto foi a implementação da agenda ESG na empresa. “Tivemos várias ações de responsabilidade social, nos campos da inclusão e da diversidade, com eventos promovidos e organizados pelos próprios funcionários, inclusive o apoio a uma ONG de refugiados instalada na Região Sul”.

Destaque ainda para o Projeto 4.0. “Estamos intensificando dois programas deste projeto, o MyBalzers, que possibilita o acompanhamento do status dos nossos serviços pelos clientes, de maneira online, como a previsão de entrega; e o Pick-up, um sistema de rastreamento e monitoramento, que permite medir nossos serviços “door to door”, permitindo a geração de indicadores de cumprimento de prazos e a implementação de melhoria dos prazos de entrega”, diz Silva, acrescentando que o objetivo é melhorar a experiência dos clientes. “Sabemos que nossos serviços são o último elo da cadeia, a partir do qual o cliente ou coloca o produto na caixa ou coloca no seu processo”, diz.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.