(26/02/2023) – A Fecial Indústria e Comércio nasceu em 1996, em Curitiba, a partir da união das experiências de seus três sócios: Altedanio Vieira, Amauri Vieira e Celmo Giordani. Hoje, a empresa é considerada uma das principais fabricantes de ferramentas especiais do Brasil, atendendo não só o mercado interno como também o externo.
O carro-chefe da Fecial são os insertos especiais. “Somos fabricantes de ferramentas especiais, como insertos com perfis especiais em metal duro, afiação de CBN e cerâmica, além de suportes, barras de mandrilar, disco de fresas, cabeçotes, cápsulas e componentes”, informa o diretor Comercial, Altedanio Vieira.
O quadro de pessoal conta atualmente com mais de 70 colaboradores, incluindo uma equipe de engenharia e técnicos experientes “capacitados para o desenvolvimento do projeto das ferramentas e de soluções de usinagem personalizadas que atendam as necessidades de cada cliente”.
Em 2001 a Fecial se transferiu da capital para Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, onde construiu uma fábrica de 2.100 m², que conta com um parque fabril de ponta, incluindo retífica CNC com célula robotizada, entre outros maquinários.
“Nós atendemos os setores automotivo (montadoras e sistemistas), de energia, de petróleo e gás, de implantes e máquinas agrícolas”, informa Vieira. “Temos representantes em todo o País e exportamos para países como EUA, China, Espanha, México e Portugal”.
O diretor conta que 2022 foi um bom ano para a Fecial, quando registrou crescimento de 21%, e que a empresa tem planos para modernizar o parque fabril em 2023. Porém, isso só deve ocorrer a partir do segundo semestre e se o mercado der sinais de retomada. “Estamos esperando para ver o que vai acontecer com a economia”, finaliza.