São Paulo, 25 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

04/02/2023

Akaer vence seleção para projetos de aeronaves inovadoras

(05/02/2023) – A Akaer, empresa de tecnologia de São José dos Campos (SP), foi a vencedora nas duas linhas temáticas da seleção pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), para projetos de inovação em tecnologias aeronáuticas.

Os projetos propostos foram o de uma aeronave demonstradora de tecnologias com foco no transporte de passageiros, e o outro, de uma aeronave demonstradora de tecnologias remotamente pilotada, e com peso máximo de decolagem maior que 150 quilos.

O recurso previsto pelo MCTI e pela Finep para a linha temática 1 é de R$ 120 milhões, que poderá ainda ser suplementado em função de acréscimo de recursos orçamentários e financeiros. Já na linha temática 2, o  investimento previsto é de R$ 20 milhões.

A Akaer vai participar do primeiro projeto através de sua unidade de negócios Equatorial Sistemas, que fornecerá a bateria para a propulsão elétrica da aeronave, utilizando células eletroquímicas de última geração e sistema de gerenciamento eletrônico avançado.

Segundo a Akaer, o projeto tem o objetivo de desenvolver e validar um conjunto de plataformas demonstradoras de novas tecnologias, que visa acelerar e incrementar ações de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para o ecossistema aeronáutico brasileiro.

Já na linha 2, a Akaer usará neste projeto um sistema de propulsão elétrica híbrida com células de hidrogênio para voo horizontal, e uma bateria eletroquímica para decolagem e pouso verticais.

O projeto prevê também a operação BVLOS (Beyond Visual Line of Sight) para aumentar o alcance do voo além do horizonte, assim como o teste e validação de múltiplos subsistemas viabilizadores do voo sem piloto.

Em cooperação com o Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia do Senai Cimatec na Bahia, de acordo com a Akaer, o projeto integrará um sistema para teste e validação de tomada de decisão autônoma em tempo real baseado no sensor LIDAR (Light Detection and Ranging).

Fundada em 1992 e voltada para a alta tecnologia, a Akaer trabalha principalmente nos setores de Defesa, Aeroespacial e Indústria 4.0. Além da sede em São José dos Campos, mantém escritórios comerciais no exterior.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.