São Paulo, 18 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

23/07/2011

GE desenvolve ferramentas para fabricar turbinas

(24/07/2011) – Para se manter competitiva no mercado de turbinas para aviões e geração de energia, a GE tem desenvolvido não só novos materiais, como também desenvolvido novas tecnologias para otimizar a produção.

Segundo a revista Technology Review, do MIT, no principal centro de pesquisas da empresa, em Niskayuna, Nova York, pesquisadores estão desenvolvendo uma ferramenta de usinagem que combina um disco de corte e um arco elétrico. A nova ferramenta possibilita o corte de ligas de alta resistência até três vezes mais rápido que as alternativas convencionais, reduzindo o consumo de energia em 25% e, portanto, os custos de fabricação. Além disso, como utiliza menos força que os processos de usinagem convencionais, os pesquisadores acreditam que a tecnologia tornará possível a concepção de novos designs que, no modo tradicional, poderiam quebrar-se durante a produção.

Na fábrica de turbinas a gás de Greenville, na Carolina do Sul, a GE instalou uma máquina de corte a jato de água que corta realiza furos de refrigeração nas pás da turbina usando 50.000 psi de pressão. Esses furos permitem que as turbinas operem em temperaturas mais altas e com maior eficiência. Na mesma unidade também estão sendo utilizados lasers de fibra de alta potência que reduzem operações de soldagem, que antes demoravam até 4 horas, para apenas 1 minuto.

Na fábrica em Durham, na Carolina do Norte, um funcionário desenvolveu um sistema que suspende motores de aviões e plataformas de sete toneladas com um fino colchão de ar. Desta maneira, de 2 a 4 trabalhadores podem mover os motores, tarefa que antes exigiam seis pessoas. A empresa estima que a tecnologia reduzirá custos em até US$ 156 mil/ano. Scott West, que desenvolveu o sistema, está agora trabalhando para estender o uso da tecnologia para outras áreas da linha de fabricação.

Fonte: Technology Review

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.