São Paulo, 29 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

04/02/2023

Tantal vai ampliar fábrica de metal duro no Paraná

(05/02/2023) – A Tantal do Brasil vai ampliar as operações da fábrica de metal duro que mantém em São José dos Pinhais, no Paraná. A empresa está em negociações avançadas para a aquisição de duas prensas, uma automática e outra isostática, que permitirão o aumento da capacidade de produção de blanks especiais, o carro-chefe da filial brasileira, que está completando 25 anos de atividades.

Filial da Tantal Argentina, a empresa iniciou suas operações no Brasil em 1998, apenas com atividades comerciais. Seis anos depois, em 2004, deu início à produção já em instalações próprias. Em 2008, ampliou a capacidade de produção com a aquisição das máquinas da Durmet, que por sua vez as havia adquirido da Valenite (uma das marcas tradicionais do mercado mundial de metal duro, a Valenite  produziu metal duro e ferramentas em Curitiba (PR), até a década de 1990).

Desde então a Tantal vem ampliando sua linha de produtos e as classes ofertadas ao mercado brasileiro. Em 2018, a fábrica deu um salto no campo tecnológico com a aquisição de um forno de sinterização com tecnologia HIP (Hot Isostatic Pressing), que contribuiu para o crescimento da empresa nos anos seguintes. Com 20 funcionários, a empresa vem trabalhando em dois turnos desde 2020.

De acordo com German Ferratti, sócio-administrador da filial brasileira, nos últimos três anos o faturamento da Tantal no Brasil cresceu 40%. “Chegamos a imaginar que com a pandemia nossas atividades no Brasil seriam afetadas negativamente, mas ao contrário o mercado se abriu para nós e conseguimos um bom crescimento”, comenta.

Hoje, a Tantal fornece blanks de metal duro em distintas classes para estampagem, matrizes (de parafusos, porcas e sistemas de fixação em geral), além de produtos específicos para o mercado de mineração e de celulose. O principal mercado é o metal-mecânico com o fornecimento de blanks especiais para fabricantes de ferramentas especiais de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. “Posso dizer que nossa especialidade é a produção de blanks especiais, com curto prazo de entrega – de até sete dias – e em lotes pequenos”, afirma Ferratti.

Apesar de algumas incertezas no campo da política, o executivo informa que a Tantal tem a expectativa de aumento dos negócios de 15% em 2023. Em parte, devido às novas classes de metal duro que a empresa pretende lançar ainda neste primeiro semestre. “São classes especiais para usinagem, com nióbio e tântalo em sua composição. São inovações que irão oferecer aos nossos clientes mais eficiência e maior resistência, dureza e vida útil às ferramentas”, observa, acrescentando que os novos investimentos também abrirão novas oportunidades para a empresa no mercado brasileiro.

Tantal Argentina – Fundada há 65 anos, instalada na Província de Córdoba, a Tantal Argentina além de produzir metal duro, também oferece serviços de revestimento. A produção é em sua maior parte exportada para países da América do Sul (Chile, Colômbia, Brasil), México, Itália e, mais recentemente, para a Índia. A empresa também conta com uma unidade de reciclagem de metal duro.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.