São Paulo, 28 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

21/01/2023

GM moderniza fábrica do ABC para produzir Nova Montana

(22/01/2023) – A fábrica da General Motors em São Caetano do Sul, no ABC paulista, passou por mais um processo de atualização para dar início à produção da Nova Montana, modelo que traz várias inovações e que tem como diferencial o fato de unir “o conforto e a dirigibilidade de um SUV, com a robustez e a versatilidade de uma verdadeira picape”. A produção em série teve início na semana passada e o modelo já tem mais de 2 mil unidades vendidas.

Segundo a montadora, mesmo já tendo alcançado elevado nível tecnológico dentro do conceito da indústria 4.0, o complexo industrial da General Motors em São Caetano do Sul passou por atualizações que agregaram ainda mais qualidade, produtividade e eficiência.

“As obras para receber a Nova Montana levaram mais de um ano para ficar prontas e foram executadas em etapas, no intuito de evitar prolongadas interrupções na linha, que já montava o Tracker e o Spin”, informou a montadora em comunicado de imprensa.

A fábrica recebeu 4 mil m² de novas instalações, o que permitiu completa readequação do fluxo fabril, que tem cerca de quatro quilômetros de extensão e onde operam 274 novos robôs. Além disso, foi instalada uma espécie de scanner no fim da linha que faz a conferência da montagem da carroceria usando um protocolo de inteligência artificial.

A principal novidade, conforme a própria montadora, foi a instalação da mais rápida prensa da GM nas Américas. Apenas esta máquina ocupa quase um quarteirão. São 96 metros de comprimento, por 12 de largura e 18 de altura, sendo sete deles no subsolo.

A nova prensa tem capacidade para estampar até 30 mil peças ao dia, como capô, para-lamas, portas e tampa traseira. Este volume representa duas vezes mais do que modelos tradicionais de geração anterior, consumindo aproximadamente metade da energia elétrica.

Outra novidade é o carrinho autônomo específico para o transporte de peças de grande porte, desenvolvido pela própria GM no Brasil. “Tudo isso permitiu que a fábrica de automóveis há mais tempo em operação no país, com mais de nove décadas de história, se transformasse numa das mais modernas e competitivas do mundo”, destaca a montadora.

A GM informou ainda que tanto a atualização da fábrica de São Caetano do Sul como o desenvolvimento da Nova Montana fazem parte do atual ciclo de investimento de R$ 10 bilhões da empresa a ser aplicado até 2025 no país.

“A Nova Montana é considerada o lançamento mais aguardado de 2023, tanto por seu conceito inovador como por seu grande potencial de mercado. Além do lote inaugural de dois mil veículos ter sido adquirido logo na fase de pré-venda, temos outros milhares de pedidos registrados na rede Chevrolet. Vamos trabalhar em ritmo acelerado para conseguir atender a todos no menor tempo possível”, disse Kleusner Lopes, diretor de vendas nacional da GM.

Entre características do novo modelo, a GM destaca ainda a proposta inédita da caçamba inteligente Multi-Flex, projetada para funcionar como uma espécie de porta-malas gigante por trazer um sistema avançado de vedação da capota marítima, que oferece a melhor proteção contra a intrusão de água do segmento.

O veículo conta ainda com uma extensa linha de acessórios customizados, que permitem centenas de soluções inclusive para o transporte de carga, numa combinação que nenhum outro tipo de carro oferece.

A nova picape da Chevrolet será ofertada em quatro opções de acabamento. Todas muito bem equipadas, o que inclui motor turbo, seis airbags, Wi-Fi e OnStar de série, por exemplo. Serão duas versões com transmissão automática (Premier e LTZ) e duas com transmissão manual (LT e LS).

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.