São Paulo, 12 de outubro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

21/01/2023

Stellantis-Senai: parceria na conversão elétrica de veículos

(22/01/2023) – A Stellantis está desenvolvendo com o Senai um projeto de retrofit que visa converter veículos comerciais leves movidos a motor de combustão interna em veículos com propulsão à base de powertrains elétricos.

O projeto faz parte do programa Senai A3 do programa governamental Rota 2030 e, além da Stellantis, conta com a parceria das empresas Weg e FuelTech.

A proposta da Stellantis é oferecer uma solução inovadora de mobilidade sustentável (com emissão zero) e assegurar a qualidade do serviço de conversão de veículos com equipamentos originais de fábrica.

Para a companhia, o projeto significa também mais um passo no seu plano estratégico Dare Forward 2030, cujo objetivo é tornar todo o grupo neutro em carbono até 2038.

“O projeto com o Senai está, nesse momento, sendo desenvolvido apenas com veículos comerciais. Mas a nossa intenção é expandirmos para outros modelos, a fim de atender a todos os públicos nas próximas etapas”, afirma o diretor dos Programas e Planejamento de Produtos da Stellantis para a América do Sul, Breno Kamei.

O trabalho começou em 2022, envolvendo os modelos utilitários Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid. Consiste basicamente na remoção do powertrain a combustão e a instalação do kit de conversão e o conjunto de baterias, que é alojado no compartimento de carga para evitar a necessidade de adaptação da estrutura.

Os testes dos carros já convertidos serão feitos em vias públicas, para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes locais dos utilitários. Dados vão ser coletados para entender melhor o desempenho dos veículos e ajustar os parâmetros, caso necessário.

A proposta é oferecer aos profissionais da direção veículos elétricos acessíveis e confiáveis, capazes de uma utilização urbana diária média de 100 quilômetros. Os utilitários serão disponibilizados a partir de abril para os clientes B2B selecionados.

O Senai pretende aproveitar esta experiência principalmente para desenvolver competências em tecnologias voltadas para o processo de descarbonização, e posteriormente compartilhar este know-how com eventuais parceiros da indústria.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.