(17/07/2011) – Nas duas últimas semanas, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, anunciou dois importantes investimentos para o setor de mineração no Estado. Os dois acordos, assinados com as empresas MX Mineração e Metálicos e BHP Biliton, somam quase R$ 8 bilhões.
Na semana passada, o presidente do grupo EBX, Eike Batista, assinou protocolo de intenções para investimento de R$ 4 bilhões pela MMX Mineração e Metálicos no Complexo de Serra Azul, no Quadrilátero Ferrífero. A expansão do Complexo de Serra Azul permitirá à MMX o aumento da capacidade de produção de minério de ferro dos atuais 8,7 milhões de t/ano para 24 milhões de t/ano.
Os investimentos também incluem a implantação de uma correia transportadora com 10 km de extensão, ligando a mina ao ramal da MRS Logística, onde a MMX também vai instalar um terminal ferroviário, uma adutora, linha de transmissão de energia e um pátio de estocagem. A empresa planeja ainda investir R$ 1,5 bilhão na implantação da Unidade Bom Sucesso, em Bom Sucesso, no Centro-Oeste mineiro. No total, a empresa planeja investir R$ 5,5 bilhões em Minas Gerais.
Na semana anterior, o governador mineiro havia assinado acordo semelhante com a BHP Billiton Brasil, que pretende investir R$ 3,7 bilhões em Minas, incluindo operações de lavra, inicialmente nos municípios de Ouro Preto e Itabirito, onde a empresa detém direitos minerários, e uma planta de beneficiamento de minério em local a ser definido.
A unidade terá capacidade de produção inicial de 20 milhões de toneladas de concentrado de minério de ferro por ano. A empresa trabalha com a expectativa de destinar 10% a 20% da produção ao mercado doméstico e o restante para a exportação. O projeto deve ser concluído em janeiro de 2017.