(07/09/2008) – A carteira de pedidos da B. Grob do Brasil está repleta até praticamente o final de 2009 – exceção para as máquinas stand alone (BZ 500 T), que a empresa mantém prazo de entrega de quatro semanas em média.
Dois contratos fechados recentemente contribuíram para essa condição. Um deles com a Ford Taubaté, para a qual fornecerá linha composta por cerca de 30 máquinas para a produção de blocos e cabeçotes de motor. A nova linha terá capacidade para produzir 150 mil motores/ano. O outro grande contrato é com a fábrica de motores diesel que a John Deere mantém na França, em Saran. “Essa era a única fábrica da John Deere em que a Grob ainda não estava presente”, diz Harry Pfeffer, gerente de Projetos de Vendas da Grob Brasil, acrescentando que a comercialização e os projetos desses dois contratos foram realizados pela equipe brasileira.
A filial vive uma boa fase. Nos últimos dois anos o volume de vendas quase dobrou. “Em 2008, devemos registrar faturamento em torno de 35% superior ao do ano passado”, comenta Christian Müller, diretor-superintendente da Grob Brasil.
A Grob foi beneficiada pelo aumento da demanda por automóveis e o conseqüente investimento das montadoras na expansão da produção de motores. “Nossa especialidade é a produção de máquinas especiais e linhas transfer voltadas para a produção de motores”, frisa Michael Bauer, presidente da Grob Brasil. “Aliás, a Grob é líder mundial no fornecimento de máquinas para o segmento powertrain”.
“Participamos de todas as concorrências realizadas na área de powertrain no Brasil e saímos vencedores em mais de 60% delas”, diz Bauer, citando vitórias importantes, como a da VW de São Carlos, Honda (Sumaré – SP), PSA (Porto Real – RJ), MWM (São Paulo – SP) e Cummins (Guarulhos-SP), entre outros.
O novo presidente da Grob Brasil afirma que o seu maior desafio à frente da filial será o de manter o crescimento obtido por Klaus Heydebreck – que deixou o comando da empresa na semana passada. “Sentimos que a empresa tem potencial e tecnologia para tanto. Precisamos estar capacitados para atender os mercados interno e externo, realizando um trabalho constante para manter nosso nível de qualidade e tecnologia igual ao oferecido pela matriz”.
O Grupo Grob conta hoje com cerca de 3 mil funcionários e três fábricas: na Alemanha, nos EUA e no Brasil. O faturamento anual está na casa dos 400 milhões de euros. A filial brasileira, com 720 funcionários, responde por 20% do faturamento do grupo e a norte-americana, 10%.