(11/12/2022) – A 15ª edição do Guia Salarial da consultoria Robert Half traz boas notícias para os profissionais das áreas de engenharia, vendas e marketing, tecnologia, finanças, jurídico, recursos humanos e seguros.
De acordo com o estudo, os executivos de Recursos Humanos estão mais otimistas com relação a 2023 e planejam acelerar contratações – inclusive com remunerações maiores – principalmente nestes segmentos de mão de obra especializada.
A pesquisa ainda mostra que quase metade (47%) das empresas pretende abrir novas posições em diferentes níveis no próximo ano e outros 47% planejam preencher posições abertas, mas sem aumentar o quadro de pessoal.
“Está havendo de fato um aquecimento do mercado. Estamos observando, trimestre a trimestre, queda nas taxas de desemprego especialmente entre os profissionais qualificados”, afirma Maria Sartori, diretora associada da Robert Half.
O cenário é favorável aos trabalhadores a ponto de o levantamento indicar que 68% dos executivos acreditam que encontrar profissionais qualificados será mais desafiador no próximo ano, e que 76% deles estão preocupados em como atraí-los.
A preocupação existe também com relação à permanência dos melhores talentos: 84% das empresas estão, em algum nível, receosos de perdê-los. Dentre elas, 35% estão muito preocupadas e 48% estão apenas um pouco. Apenas 17% se definem completamente despreocupadas.
Na área de engenharia, os segmentos que deverão liderar as contratações são a de saúde, bens de consumo, tecnologia, logística, infraestrutura, varejo e energia.
Os profissionais mais procurados deverão ser, dentre outros, gerente de supply chain, comprador, engenheiro de aplicação e vendas, gerente de projetos, gerente de vendas técnicas e engenheiro de segurança ambiental.
Na área de vendas e marketing, os segmentos que deverão liderar as contratações são bens de consumo, varejo, tecnologia, startups, saúde, agronegócio e logística, e as posições mais demandadas serão executivo de contas, coordenador de marketing digital, gerente de e-commerce, analista de inteligência de mercado e analista de inteligência de negócios.